O novo sistema de pontuação implantado pela Prefeitura de Salvador para o credenciamento de ambulantes que irão atuar nas principais festas populares da cidade foi destacado pelo secretário municipal de Ordem Pública, Décio Martins, em entrevista. A avaliação positiva acontece durante a apresentação do "Plano Estratégico Salvador 2025/2028 – Salvador avançando cada vez mais", nesta quinta-feira (16), no Palacete Tira Chapéu.
De acordo com o secretário, o processo, que encerra nesta quinta-feira, registrou 38.500 inscrições para eventos como o Festival da Virada, 2 de Fevereiro, Festa do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Pré-Carnaval e Carnaval.
“Nós estávamos com 38.500 inscrições para as seguintes festas: o Festival da Virada, o 2 de Fevereiro, a Festa do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, o Pré-Carnaval e o Carnaval. Então são 38.500 inscrições, e hoje é o último dia”, informou Martins.
O secretário reforçou que todos os ambulantes inscritos concorrem em igualdade de condições, independentemente da data da inscrição, e explicou como funciona o sistema de pontuação, desenvolvido em conjunto com a sociedade civil e o Ministério Público.
“O que nós implantamos foi um sistema de pontuação construído com a sociedade civil e com o Ministério Público. Você tem quatro pontos se for residente em Salvador; um ponto por cada ano trabalhado nas festas, limitado a dois pontos; e um ponto por cada curso relacionado à atividade, também limitado a dois. Chefe de família monoparental feminina tem direito a um ponto adicional, assim como o idoso aposentado”, detalhou.
Martins orientou ainda que os ambulantes com dificuldade de acesso à internet podem realizar o cadastro presencialmente nas Prefeituras-Bairro até as 17h, enquanto quem preferir o modo online pode se inscrever até 23h59 desta quinta-feira (16). Ele adiantou que a divulgação das pontuações será feita no dia 29 de outubro.
O anúncio ocorreu durante o lançamento do novo Plano Estratégico da Prefeitura, que prevê investimentos de R$ 4,8 bilhões até 2028, com foco em inclusão social, desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida dos soteropolitanos. O evento contou com as presenças do prefeito Bruno Reis (UB), da vice-prefeita Ana Paula Matos, secretários e dirigentes de órgãos municipais.