Durante o ato de autorização dos sistemas de Telecomunicações, Sinalização e Controle do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, realizado nesta sexta-feira (17) no Pátio da Calçada, a secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira, ressaltou o ritmo acelerado das obras e o impacto positivo da parceria entre os governos estadual e federal na execução do projeto.
Acompanhada do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do governador Jerônimo Rodrigues, Jusmari visitou os canteiros de obras e afirmou que o VLT é uma das principais transformações em mobilidade e infraestrutura da capital baiana.
“Estamos acompanhando de perto as obras do VLT, que estão sendo tocadas com muito cuidado e em um ritmo muito grande, sempre respeitando todas as normas de segurança nos três trechos”, afirmou.
A comitiva iniciou a inspeção pelo trecho 1, seguiu para o trecho 2 e deve visitar também o viaduto da BR-324, onde o VLT será lançado sobre a rodovia. No mesmo trajeto, será acompanhada a duplicação da Estrada do Derba, obra considerada estratégica para melhorar o acesso entre Salvador e municípios vizinhos.
Segundo Jusmari, o projeto do VLT representa muito mais do que um novo modal de transporte.
“O VLT traz consigo soluções para antigos problemas de Salvador. A duplicação da Estrada do Derba, por exemplo, é uma conquista que agora vem integrada a esse sistema moderno, o que torna tudo ainda mais importante para a mobilidade urbana e o desenvolvimento regional”, destacou.
A secretária enfatizou ainda o papel do governo federal na viabilização de obras complementares, reforçando o que chamou de ‘parceria Bahia-Brasil’.
“Nós temos avançado bastante com recursos estaduais, mas isso só é possível porque em outras obras prioritárias podemos contar com o apoio do governo federal. A presença de Rui Costa aqui representa esse novo momento de cooperação entre União, estados e municípios, permitindo que as coisas aconteçam de forma mais rápida”, disse.
Ao encerrar a visita, Jusmari fez questão de agradecer o empenho do ministro Rui Costa na articulação de investimentos para a Bahia.
“Rui tem sido um parceiro fundamental. Ele trabalha pelo Brasil inteiro, mas sabemos que a Bahia ocupa sempre um lugar muito especial em suas ações”, concluiu a titular da Sedur.