Saúde de Alagoinhas terá novos médicos especialistas a partir de maio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A saúde pública de Alagoinhas vai contar com o reforço de novos médicos especialistas a partir do próximo mês de maio. A Prefeitura divulgou nesta terça-feira, 15, no Diário Oficial do Município, a primeira lista de inscrições deferidas no chamamento público para o credenciamento de médicos que irão fortalecer o atendimento na rede (Edital de Chamamento 001/2025).

Serão credenciados médicos especialistas em clínica médica, psiquiatria, ultrassonografia, ortopedia, cardiologia, neurologia, pneumologia, reumatologia, nefrologia, endocrinologia e saúde da família. Também estão incluídos médicos socorristas e médico veterinário.

Os profissionais atuarão em diferentes frentes, como a Policlínica Municipal, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), as equipes de atendimento domiciliar (Emad e Emap), as Unidades de Saúde da Família, a Vigilância Epidemiológica e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“O credenciamento dos profissionais vai desafogar o serviço prestado. O próximo passo é fazer o chamamento dos credenciados, seguindo os critérios de necessidade de cada especialidade e essencialidade dos programas”, afirmou o secretário de Saúde, Virgínio Pereira. Como exemplos para a aplicação dos critérios, ele mencionou a carência de algumas especialidades na rede, como ortopedia, bem como a necessidade de aperfeiçoar o Programa de Saúde da Família, essencial para a assistência à saúde da população.

O secretário explicou ainda que o credenciamento foi resultado de uma discussão ampliada e democrática, de modo que atendesse da melhor forma a população. “O Conselho Municipal de Saúde aprovou o formato, o modelo e, inclusive, os valores previstos no edital de chamamento. Essa é uma gestão participativa; não queremos fazer nada sem discutir com a representação máxima da população, que é o colegiado do Conselho”, acrescentou Virgínio.

O prefeito Gustavo Carmo destacou a relevância da medida tomada pela gestão municipal. “Nosso objetivo é entregar aquilo que foi proposto em nosso plano de governo. Estamos ampliando o número de profissionais e de especialidades médicas disponíveis para a população, e isso é essencial para melhorar o acesso aos serviços de saúde e garantir um atendimento mais completo e resolutivo em todas as áreas da cidade”, afirmou.

O processo de chamamento público para médicos foi formalizado por meio de edital publicado no dia 10 de março, prevendo o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas. A lista completa das primeiras inscrições deferidas está disponível AQUI.

Também está em andamento o processo do Edital de Chamamento 002/2025, para credenciamento de outras especialidades de saúde, como enfermeiros, odontólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos e nutricionistas.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.