O ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho de Belo Campo, destacou, nesta sexta-feira (28), os avanços conquistados durante sua gestão à frente da instituição e revelou seus planos para os próximos anos. Entre os principais feitos, ele ressaltou a redução da alíquota patronal do INSS das prefeituras de 20% para 8%, uma medida que aliviou significativamente as contas municipais.
Durante seu pronunciamento, Quinho também parabenizou o novo presidente da UPB, Wilson Cardoso, e Sivaldo Rios, recém-eleito presidente da FECBahia (Federação dos Consórcios Públicos da Bahia). "Estou extremamente emocionado pelas conquistas que tivemos ao longo dos anos, principalmente no que se refere às questões previdenciárias, como a redução da alíquota do INSS, a composição do ICMS dos combustíveis e a recomposição do FPM. Movimentos que nasceram aqui na Bahia e tiveram impacto nacional", celebrou.
Ao fazer um balanço da gestão, Quinho ressaltou que, quando assumiu a presidência da UPB, a entidade contava com 400 municípios filiados, número que cresceu para 417 ao final de seu mandato, demonstrando o fortalecimento da instituição.
Sobre o futuro, Quinho revelou que sua atenção agora estará voltada à preparação para a disputa eleitoral de 2026. "Estou encerrando um ciclo e iniciando outro. Pretendo me dedicar nos próximos dois anos para me preparar e disputar as eleições de 2026", afirmou, sem detalhar o cargo que pretende disputar.
A trajetória de Quinho de Belo Campo como líder municipalista tem sido marcada por articulações políticas de impacto e por um diálogo constante com prefeitos e representantes do governo estadual e federal. Agora, ele mira novos desafios e promete continuar sua atuação política em defesa do desenvolvimento dos municípios baianos.