Prefeitura destaca avanços também na Controladoria-Geral nos primeiros 100 dias de governo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nos primeiros 100 dias da atual gestão municipal, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), tem realizado um papel estratégico na avaliação e fortalecimento dos processos internos da administração pública. Através de um diagnóstico inicial detalhado, a CGM identificou fragilidades e áreas críticas, iniciando ações prioritárias com o foco na melhoria da eficiência administrativa, da transparência e da boa governança.

Um dos primeiros passos foi a revisão de normativos internos, especialmente os voltados ao planejamento das compras públicas. A medida buscou modernizar os trâmites administrativos, garantindo agilidade e eficiência na gestão dos recursos. Esse processo incluiu uma análise criteriosa dos atos normativos da prefeitura, com vistas a sua atualização e alinhamento com as melhores práticas da administração pública.

Buscando qualificar os servidores para esse novo momento, a CGM promoveu uma palestra com o professor Jorge Nascimento, especialista em gestão, controladoria e auditoria em contas públicas. O encontro teve como objetivo orientar os secretários e ordenadores de despesa sobre suas competências, responsabilidades e atribuições legais, contribuindo para uma atuação mais segura e eficiente.

Outro destaque foi a capacitação dos servidores públicos, promovida através da Escola de Governo da CGM. Foi realizado um curso voltado ao fortalecimento da transparência e do acesso à informação, com base na Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/2011) e no Decreto Municipal nº 3.523/2012. O evento contou com a participação de representantes de todas as secretarias municipais, reforçando o compromisso com a cultura da transparência e o cumprimento dos prazos de resposta às demandas da população.

Essas ações iniciais são apenas o começo de um processo contínuo de fortalecimento do controle interno para garantir a continuidade das avaliações e diagnósticos e mapear necessidades específicas, promovendo as adequações necessárias em áreas prioritárias, especialmente no que diz respeito à documentação, instruções normativas e transparência dos atos administrativos.

A expectativa é que, com o aperfeiçoamento dos sistemas de informação, que a prefeitura vem buscando, e a capacitação contínua dos servidores, Lauro de Freitas consolide um modelo de gestão baseado na eficiência, integridade, compromisso com o interesse público e a sustentabilidade do município.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.