A Prefeitura de Alagoinhas atua para mitigar os impactos da chuva que cai sobre a cidade desde a última sexta-feira, 2, e garantir a segurança da população. A ação é coordenada pelo Núcleo de Prevenção e Ações Emergenciais (NPA), que integra diversas secretarias e órgãos municipais.
Equipes da Defesa Civil têm percorrido áreas historicamente críticas para verificar a situação das famílias, dos imóveis e adotar as medidas necessárias em locais onde há riscos. Entre a última sexta e este domingo, dia 4, agentes realizaram vistorias e intervenções em localidades como os bairros Silva Jardim, Catu, Alagoinhas Velha e Santa Terezinha.
Quando necessário, profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) acolhem, orientam e auxiliam as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, três famílias precisaram ser assistidas. Em Alagoinhas Velha, duas famílias afetadas pela chuva tiveram os direitos sociais garantidos de acordo com a política de assistência social, dentre eles, o Benefício Alimentação previsto na Lei Municipal 2.609/22, como forma de garantir a segurança alimentar. Além disso, a Defesa Civil atuou no remanejamento de uma fiação elétrica que representava risco para os moradores.
Já no Mangalô, uma idosa e o filho tiveram que ser acolhidos após parte da residência desabar. Diante do risco, a Defesa Civil Municipal interditou o imóvel e técnicos da Sedes orientaram os moradores a respeito dos auxílios disponíveis. A família preferiu se hospedar temporariamente na casa dos vizinhos e já iniciou as tratativas para receber o auxílio-aluguel.
As ações emergenciais estão sendo acompanhadas pelos secretários municipais de Desenvolvimento Social, João Rabelo, e Mobilidade Urbana e Ordem Pública, Hilton Ribeiro, que percorrem as localidades juntamente com as equipes técnicas.
Manutenção e SMT
A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) também segue realizando ações para minimizar ou evitar alagamentos. Desde a última quinta, dia 1°, mesmo nos dias chuvosos, as equipes coordenadas pelo secretário Cláudio Espinheira aproveitaram os períodos de estiagem e trabalharam no conserto da rede de drenagem do Riacho da Guia. Além de reparar mais de 40 pontos de obstrução, os profissionais fizeram a substituição de 80 manilhas.
O trabalho de manutenção também envolve a recuperação de estradas vicinais em comunidades como Pindobal de Cima e Pindobal de Baixo, e podas de árvores em vias que ficaram obstruídas com a chuva. A Seman também segue fazendo limpeza urbana em diversos pontos da cidade e aguarda o encerramento deste período chuvoso para realizar serviços de tapa-buraco e outros reparos em vias prejudicadas pela água.
Já a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), sob o comando de Pedro Sobral, vem atuando no apoio à sinalização de vias com buracos abertos pela chuva, para evitar acidentes.
Monitoramento e ação
O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, destaca que as equipes do Núcleo de Prevenção e Ações Emergenciais continuam em estado de alerta, monitorando a chuva, os pontos críticos da cidade, e trabalhando de maneira preventiva e emergencial, quando necessário.
“Temos atuado de forma coordenada, sempre com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar da nossa população. Seguimos percorrendo áreas que historicamente enfrentam problemas, verificando a situação das famílias e adotando as medidas necessárias para proteger a todos. Em casos de vulnerabilidade social, oferecemos acolhimento, orientações e auxílio para garantir que ninguém fique desamparado. Estamos empenhados em proteger nossa cidade e nossa gente, e continuaremos trabalhando com dedicação para minimizar os impactos da chuva”, comenta Gustavo.