A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UNIÃO), reuniu o secretariado municipal na manhã desta quarta-feira (16), com o objetivo de apresentar a metodologia de elaboração do Plano Plurianual 2025-2029, que contará com a colaboração das 17 pastas.
A construção da peça, que estabelece programas, projetos e ações de médio prazo da administração pública, tem como base o Plano de Governo que foi pautado em quatro eixos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA), e Orçamento Sensível a Gênero.
“Por entender que Vitória da Conquista é exemplo para a Bahia, vamos fazer do PPA uma peça de gestão com ações pautadas no Plano de Governo – um compromisso assumido e registrado, que a população referendou e que foi construído levando em consideração os quatro eixos basilares, tendo como foco o desenvolvimento econômico de Vitória da Conquista”, disse.
Segundo Sheila, o objetivo do encontro foi apresentar a ferramenta elaborada pelo Comitê Municipal de Acompanhamento, Monitoramento e Elaboração do Plano Plurianual do Município, que servirá para elaboração do PPA, com a colaboração de todas as secretarias municipais.
Cada secretaria vai lançar os seus projetos na plataforma para, posteriormente, a população fazer as contribuições. Após o incremento de propostas da comunidade, o documento é levado à prefeita a fim de que ela homologue e encaminhe a peça para a Câmara de Vereadores.
“A ferramenta está bem didática, mas precisamos do comprometimento dos gestores das pastas e a certeza do porquê fazer para que possam encantar suas equipes”, convidou a prefeita. A chefe do Executivo ainda chamou o primeiro escalão do governo a trabalhar de forma integral. “Nós somos um único governo e precisamos do trabalho conjunto das secretarias, pensando em Vitória da Conquista como um todo, na cidade que a gente quer deixar quando cada um sair do cargo”, afirmou. Por fim, a prefeita convocou: “Vitória da Conquista já é uma cidade boa para se viver. Se a gente conseguir fazer essas entregas, nós vamos ser exemplo para qualquer cidade do país. Então, é um compromisso que eu preciso de cada um de vocês para que a gente possa realmente fazer dessa cidade o que a gente sonha para ela”, concluiu a gestora do Município.
O secretário municipal de Gestão e Inovação, Romar Barros, explicou que o PPA será gerenciável. Ele explicou como foi criada a ferramenta na qual as secretarias poderão lançar seus projetos, como as metas e ações, bem como as etapas de cada uma delas e como poderão ser acompanhadas pela gestora municipal. Posteriormente, servirão de relatório para a Secretaria Municipal da Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção (STPC).
Desde fevereiro, a comissão – formada pelo chefe de Gabinete Civil, Ivanildo Silva, pela secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, e os secretários de Finanças, Rodrigo Bulhões, de Gestão e Inovação, Romar Barros, e da Transparência, Mateus Novais – trabalha no planejamento para elaboração do documento.
“Estamos construindo o PPA a quatro mãos e de forma participativa. No primeiro momento, nós instituímos quatro grupos táticos de técnicos que levantaram todos os possíveis indicadores, relacionados aos 411 objetivos do plano de governo, que os secretários utilizariam na construção dos seus projetos. Quando as pastas identificarem os objetivos do plano de governo em seus projetos, o plano de ação para cada projeto será feito”, disse Romar.
Com o PPA aprovado, os projetos serão lançados numa ferramenta de gestão de projetos, chamada Gant Hub, construída pela Coordenação de Tecnologia da Informação e que já é utilizada pela Semgi. “Nessa ferramenta, a prefeita vai ter a visão de todas as secretarias, coordenações e gerências. Como gestora, ela pode ir em um projeto, em uma tarefa, enxergando de forma ampla e detalhada”, revelou Romar.
O encontro de secretários ainda contou com a palestra da administradora Gardênia Jardim, que falou sobre o planejamento estratégico e reforçou a fala da prefeita a respeito do encantamento da equipe para transformar o planejamento em ação estratégica.
Na próxima quarta-feira (23), haverá outro encontro entre a palestrante e os secretários. “O segundo encontro será mais pragmático, mais operacional, para que daqui para frente, esse PPA esteja pronto para ser apresentado para a comunidade e assim consiga seguir adiante com o planejamento do governo”, informou Gardênia.
“A gente fica muito feliz com essa sensibilização do PPA, porque o PPA nada mais é do que definir prioridades, estabelecer objetivos, alocar recursos de forma correta para que a gente possa atender bem a comunidade baseado no nosso Plano de Governo que foi pensado pela gestão e apresentado à população, no ano passado, e a gente precisa torná-lo realidade e assim será”, concluiu o chefe de Gabinete Civil, Ivanildo Silva, responsável por esta articulação.
Foto: Prefeitura de Vitória da Conquista