O vereador Gabriel Bandarra(Tenóbio)(PL), de Lauro de Freitas, se posicionou nesta sexta-feira, 17, em relação à situação financeira do município e à pendência no pagamento dos salários dos servidores de dezembro de 2024. O edil destacou que o pagamento dos salários é um direito dos trabalhadores e deve ser garantido pela gestão da prefeita Débora Régis (UB), independentemente das dificuldades financeiras herdadas da administração da ex-prefeita Moema Gramacho (PT).
"Sabemos que a dívida é da prefeitura, e não da (é da gestão que assumiu em) janeiro, mas a responsabilidade recai sobre a gestão atual", afirmou. Ele reforçou que o débito referente ao mês de dezembro deveria ter sido quitado com os recursos em caixa, "já que é uma obrigação da administração anterior".
Além do pagamento de dezembro, o vereador ressaltou outros problemas financeiros graves enfrentados pelo município, como a dívida de seis meses com empresas de coleta de lixo, que resultou no atraso de salários de trabalhadores dessas empresas.
"Esses profissionais não podem ser tratados como menos importantes que os servidores da Prefeitura", criticou Bandarra.
Ele também reconheceu que a gestão atual tem se comprometido a regularizar os pagamentos de janeiro e dos meses seguintes, mas reiterou a urgência de uma solução para quitar o salário de dezembro. Para Bandarra, a transparência é crucial neste processo.
"A Prefeitura precisa divulgar os documentos que comprovem as dificuldades financeiras, permitindo que os servidores entendam a situação e participem de negociações baseadas em fatos concretos", concluiu.