Em entrevista ao Classe Política nesta quinta-feira, 9, o secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizio Muller, destacou as mudanças na regulamentação do transporte escolar da capital, anunciando melhorias para a categoria e alertando sobre a importância da segurança e da modernização do serviço.
Segundo Müller, a discussão sobre a atualização da regulamentação do transporte escolar vem desde o início de seu trabalho na Secretaria de Mobilidade (SEMOB), quando teve contato com representantes do setor, como Simona, uma voz ativa na defesa dos profissionais da área. O secretário destacou a necessidade de modernizar um regulamento que, ao longo dos anos, se mostrou defasado e com falhas, além de não refletir as novas exigências e desafios da categoria.
“A gente ouve as demandas e, ao longo do tempo, foi possível entender as necessidades de modernização, especialmente devido à concorrência crescente que os transportadores enfrentam. Sentamos semanalmente com a representante da categoria, discutindo de maneira aberta e, às vezes, acirrada, mas sempre com a intenção de chegar a uma solução que beneficie a todos”, afirmou Muller.
O trabalho de regulamentação, segundo Fabrizío, envolveu a participação ativa da equipe da SEMOB, liderada por Armando, Luíva (coordenadora de táxi) e outros membros da secretaria, incluindo Eduardo Caracedo, da assessoria. Para o secretário, um dos pontos mais importantes da atualização foi garantir a segurança das crianças e jovens transportados, que são os principais clientes desse serviço essencial.
“A principal motivação desse processo é sempre a segurança das crianças, a qualidade do transporte. Sabemos que muitos dos motoristas são pessoas da ‘melhor idade’ ou aposentadas, que encontram no transporte escolar uma fonte extra de renda. Eles são, sem dúvida, capacitados, passaram por cursos e seus veículos são inspecionados duas vezes ao ano pela nossa equipe”, explicou.
Muller também abordou os impactos da pandemia no setor, que viu o número de transportadores cair de mais de 800 para cerca de 390 ativos atualmente. Ao contrário de outras categorias de transporte, como o de táxi, o serviço de transporte escolar não tem um número limitado de autorizações, permitindo que novos interessados, que atendam aos requisitos, possam se registrar e operar legalmente.
A flexibilização das regras, segundo o secretário, visa também tirar da clandestinidade aqueles que ainda operam sem regulamentação, aumentando a oferta de transporte escolar seguro e legal. Para isso, a SEMOBE planeja intensificar a fiscalização e realizar campanhas de conscientização, orientando pais e responsáveis a contratar apenas serviços regulamentados.
Por fim, Fabrizzio Muller expressou sua satisfação com o progresso do trabalho, especialmente pela sensibilidade da prefeita em apoiar a nova regulamentação. "Fico feliz em ver a prefeita assinando este regulamento, pois sabemos da sua sensibilidade com a causa. A modernização do transporte escolar é um passo importante para a cidade e para a segurança das nossas crianças”, concluiu.