"Não aceitaremos a criminalização da advocacia na Bahia", diz Daniela Borges em solenidade de posse da nova diretoria da OAB Bahia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em seu discurso, presidenta reeleita da seccional destacou compromisso da nova gestão com inovação, capacitação e valorização da classe, incluindo luta por melhor remuneração

A presidenta reeleita da OAB Bahia, Daniela Borges, foi empossada para o triênio 2025-2027 em cerimônia realizada nesta sexta-feira (3), na sede da seccional, na Rua Portão da Piedade. À frente da OAB-BA entre 2022 e 2024, Daniela foi a primeira mulher a presidir a Seccional baiana da OAB nos 92 anos da entidade. 

Ao lado dela, foram empossados o vice-presidente Hermes Hilarião, que foi diretor tesoureiro da seccional na última gestão; a secretária-geral Cléia Costa; o secretário-geral adjunto Raphael Pitombo; e o diretor tesoureiro Daniel Moraes. Antes da solenidade, foi realizada uma missa na Igreja do Bonfim, marcando o início da nova gestão.

Bastante emocionada, Daniela disse que, honrando a história da sua primeira gestão e daqueles que a antecederam, sua nova gestão representa a construção um novo tempo. “Nosso coletivo não é mais o mesmo. Os grupos têm uma personalidade que se desenvolve ao longo do tempo e eu tenho certeza de que, juntos, faremos a melhor gestão da história da OAB-BA. Esse é o meu compromisso", disse. 

Ao destacar a ineficiência da prestação jurisdicional como um dos principais entraves para a advocacia baiana, a presidenta disse que a seccional investirá em ações efetivas para a classe, com destaque para iniciativas voltadas à inovação. "Inovar não é só tecnologia. É trazer o diferencial que vai efetivamente impactar positivamente o dia a dia da advocacia. É fazer mais perto e melhor", destacou.

Daniela também afirmou que investirá na capacitação e valorização da classe, com destaque para a luta por melhor remuneração e contra a criminalização da advocacia. "O advogado quer e precisa viver dignamente da profissão. O sistema de justiça não funciona sem a advocacia. Nesse sentido, vamos lutar veementemente contra a criminalização da classe, porque, quando se tenta criminalizar o exercício da profissão, na verdade, estão tentando negar o acesso do cidadão à justiça. O problema não é a volume em massa de ações, mas a violação em massa de direitos. Não aceitaremos a criminalização da advocacia na Bahia", ressaltou.

Além de Daniela, também discursaram os novos diretores da OAB Bahia. Após três anos como tesoureiro da seccional, o atual vice-presidente Hermes Hilarião, membro vitalício da OAB Jovem, destacou que assume o novo cargo com a missão de ser uma ponte entre gerações da advocacia, tendo na coragem uma das suas principais armas. "Coragem para combater o Judiciário; coragem para entender que as novas tecnologias podem potencializar nossa profissão; coragem para defender nossa prerrogativas e coragem para lutar pela valorização constante dos honorários, pela efetivação do piso salarial e remuneração dos dativos", destacou.

A secretária-geral Cléia Costa reafirmou o compromisso de cumprir a tarefa de fazer uma secretaria dentro de uma seccional que representa toda a advocacia da Bahia e que tem o comprometimento com os desafios que atingem a classe. "E o principal desses desafios é o da união. Estaremos prontos para as críticas saudáveis, mas estaremos vibrando para que todos estejam alinhados na continuidade e construção dos trabalhos da advocacia", ressaltou.

Ao destacar a alegria de integrar a nova diretoria, o secretário adjunto Rapahel Pitombo disse é uma honra ter o trabalho reconhecido ao lado dos colegas que compõem a nova gestão. "Reafirmo o meu compromisso de continuar com o trabalho sério e de honrar todos os votos que recebemos. Vamos em frente, que o trabalho não pode parar", conclamou.

O tesoureiro Daniel Moraes agradeceu a oportunidade de dar sequência ao trabalho de defesa e valorização da classe e reconheceu a importância da advocacia do interior, que "permaneceu firme e entendeu o chamado da Ordem para manter uma unidade em busca do fortalecimento da classe".

Nova diretoria da CAAB

Ainda na solenidade, foi empossada a nova diretoria da Caixa dos Advogados (CAAB), composta pelo presidente Maurício Leahy; pela vice Renata Deiró; secretária-geral Ilana Kátia; secretário adjunto René Viana; e pelo tesoureiro Marcos Bonfim; além dos diretores Carolina Orrico, Juliana Camões e Ronaldo Soares. 

Representando o grupo, o novo presidente da entidade, Maurício Leahy, agradeceu a parceria da presidenta Daniela Borges, a qual classificou como "grande liderança baiana", e destacou o empenho da CAAB, nos últimos três anos, para a construção de um novo tempo com mais avanços e conquistas para a advocacia. "E nós estamos aqui, hoje, em reconhecimento a esse trabalho. Esse é um processo de construção coletiva. Ao longo da gestão, percebemos o verdadeiro significado das palavras união e amizade", destacou.

Para o próximo triênio, Leahy garantiu que, ao lado da seccional, continuará fazendo mais pela classe. "Seguiremos investindo e fazendo as entregas importantes de que a advocacia precisa. Temos projetos e propostas efetivas para os próximos anos, contando com a chegada dos nossos novos diretores. Nosso desafio é superar os números alcançados e ampliar, ainda mais, a presença da CAAB por toda a Bahia", concluiu.

A posse solene do novo Conselho Seccional da OAB Bahia acontece no dia 21 de fevereiro, no Centro de Convenções de Salvador, precedida, no dia 19/02, por um ato inter-religioso, que será realizado na Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, no Pelourinho.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.