Lula recebe Elmar em dia que Lira anuncia apoio a Hugo Motta

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente Lula (PT) recebeu na tarde desta quarta-feira (11) o líder do União Brasil na Câmara e pré-candidato à presidência da Casa, Elmar Nascimento. Elmar estava acompanhado dos ministros Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações), que também são filiados ao partido. Na ocasião, o parlamentar reafirmou ao presidente a disposição de manter a candidatura.

 

O encontro, que aconteceu fora da agenda do presidente, no Palácio do Planalto, e também no mesmo dia em que Lira anunciou apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), conforme informações, foi bom e Lula reforçou a Elmar a posição de que não declarou e que não vai declarar apoio a nenhuma candidatura. O presidente afirmou que o candidato que conseguir o maior consenso dentro de sua base é que o que terá maior chance de ganhar a eleição.

 

Na véspera do encontro, Elmar, Sabino e Juscelino estiveram, também no Planalto, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo no Congresso.

 

O deputado, eleito pela Bahia, é um rival tradicional do PT em um dos estados que o partido de Lula tem seus melhores resultados eleitorais.

 

Elmar agora tenta melhorar seu trânsito junto ao Planalto e articular formas de fortalecer novamente o seu nome, após a reviravolta na corrida pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL).

 

O parlamentar baiano inicialmente esperava ser o candidato do atual presidente da Casa. Agora busca o apoio do governo para consolidar-se, assim como Antonio Brito (PSD). Os partidos têm ministros de governo, assim como o Republicanos.

O União Brasil está à frente do Turismo, com Celso Sabino, e das Comunicações, com Juscelino Filho. Já o PSD tem o deputado federal André de Paula na Pesca. E o Republicanos, o ministro Silvio Costa Filho em Portos e Aeroportos.

 

Elmar era o único candidato que ainda não havia sido recebido por Lula. Brito e Motta já haviam se reunido com o chefe do Executivo nas últimas semanas.

 

A disputa sofreu uma reviravolta nesta semana após a ascensão de um novo favorito na disputa, o deputado Hugo Motta.
 

Graças a uma articulação que envolveu membros do governo Lula, com participação direta do próprio presidente, o dirigente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), deixou a disputa para apoiar Motta, que é líder de seu partido.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.