"Setembro Amarelo": Deputado Jurailton reforça a importância da luta contra depressão, automutilação e suicídio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Embora o "Setembro Amarelo" tenha se tornado um marco na luta pela saúde mental, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) reforça que a discussão não deve se limitar apenas a este mês, chamando a atenção da sociedade para a importância de discutir e prevenir, todos os dias, a depressão, a automutilação e, principalmente, o suicídio.

Dados do último mapeamento sobre a depressão, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que 5,8% da população brasileira sofre de depressão, equivalente a 11,7 milhões de brasileiros, sendo o Brasil com a maior prevalência dessa doença na América Latina.

Na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado tem sido uma voz ativa nessa causa, especialmente por meio da campanha "Basta!", lançada na Bahia desde julho de 2019. A iniciativa busca promover debates e conscientização sobre as altas taxas de depressão, automutilação e suicídio no estado.

“Não devemos esperar o mês de setembro para falar, por isso conclamo a todos a se juntarem no enfrentamento desses males, todos os dias. Como legislador, sinto-me no dever de contribuir para que, de alguma forma, esses altos números sejam revertidos. Devemos, sim, discutir sobre saúde mental, a fim de desenvolvermos políticas públicas de enfrentamento a essas patologias”, disse o parlamentar.

Jurailton também é autor de outros projetos de valorização à vida, como a criação do Fundo Estadual de Combate a esses transtornos, a instalação de portas de proteção no embarque e desembarque do metrô, e a colocação de gradis de proteção em viadutos e passarelas de Salvador.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.