A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), destacou nesta segunda-feira (28) o início do programa Programa Lauro Fila Zero, que tem por objetivo acabar com a fila de espera para consultas e exames no município. Atualmente, cerca de 67 mil procedimentos aguardam na fila de regulação, e a ação busca agilizar o acesso da população aos serviços de saúde. Há casos em que a espera por procedimentos chega a ser de 2 anos.
De acordo com a prefeita, que acompanhou o início da ação, no bairro de Itinga, a grande quantidade de procedimentos na regulação é mais uma prova do descaso da gestão anterior com a população. “Nós ouvimos relatos de pessoas que estavam há mais de dois anos aguardando a realização de procedimento. O que acontecia na gestão anterior era um descaso com a população, em especial aquelas pessoas que mais precisam, que não têm condições de pagar um plano de saúde e que dependem do atendimento no serviço público”, afirmou.
O programa Lauro Fila Zero foi um compromisso de campanha de Débora, que iniciou sua gestão em janeiro deste ano. “Agora, menos de quatro meses após iniciarmos nossa gestão, já tiramos do papel essa iniciativa que vai cuidar de quem mais precisa, garantindo a realização de procedimentos que são fundamentais inclusive para a prevenção de doenças”, salientou.
O programa começou pelo bairro de Itinga, local que concentra o maior número de demandas reprimidas, com mais de 33 mil procedimentos cadastrados. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São realizados exames laboratoriais, raio-X, mamografia, consultas em ortopedia, urologia, cardiologia, além de procedimentos como MAPA, Holter e Doppler de vasos, entre outros
“Estamos avançando no compromisso de garantir acesso digno e eficiente à saúde para a nossa população. O Lauro Fila Zero é mais uma ação concreta para cuidar de quem mais precisa, reduzindo as filas e promovendo mais qualidade de vida. Nesta etapa, estamos acolhendo cerca de 300 pessoas por dia e realizando em torno de 1.200 exames e procedimentos diários, como parte do nosso esforço para atender a quem mais necessita”, ressaltou a prefeita.
Os relatos da população que foi ao local em busca de atendimento demonstram a importância da iniciativa. Algumas pessoas tinham diversos procedimentos atrasados e conseguiram realizá-los durante o Lauro Fila Zero. Uma senhora, por exemplo, relatou que esperava há mais de dois anos por exames. Uma outra paciente conseguiu realizar quatro exames durante a ação.