Na manhã desta terça-feira (19), o governador Jerônimo Rodrigues (PT), ao prestigiar a cerimônia que vai promover, por critérios de antiguidade e merecimento, dez procuradores do Estado da Bahia, afirmou estar de plantão para tratar da ponte Salvador-Itaparica e BYD com Lula e Xi Jinping, se for possível inseri-lo a Bahia na pauta presidencial.
Brasil e China vão aprofundar a parceria bilateral existente durante a visita de Estado do presidente chinês, Xi Jinping, a Brasília. O líder do país asiático será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (20), no Palácio da Alvorada, quando diversos acordos bilaterais serão assinados, envolvendo todos os setores do governo.
“Solicitamos se o presidente Lula tem interesse de tratar tanto a ponte quanto a BYD, dois projetos grandiosos relacionados com a China. A PGE tem tratado e responsabilizado as negociações, não seria assinar o início da ponte, mas um ato de interesse passivo entre a China e o Brasil. Então, solicitei para ver se há possibilidade na agenda, tive informações que haverá alguns processos que serão assinados, mas depende da agenda do presidente, do cerimonial dele”, assegurou o governador.
“Eu estou no plantão, eles estão ontem e hoje no Rio e que a agenda do presidente Lula receberá ele em Brasília. Amanhã eu estou de plantão e uma vez confirmada a presença da necessidade do Estado da Bahia, eu estarei lá em Brasília amanhã”, reiterou.
Ele, no entanto, antecipou que no dia 2 de dezembro está marcado um ato com direção máxima da BYD.
Jones Almeida/Fernanda Chagas