Jerônimo Rodrigues diz esperar que população de Camaçari seja maior agraciada com empregos da BYD

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), em discurso na manhã desta segunda-feira (2), após visita técnica às obras da fábrica da BYD Brasil, em Camaçari, acompanhado da CEO para as Américas e Europa da empresa, Stella Li e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, não negou esperar que população do município da Região Metropolitana seja maior agraciada. 

 

Com um investimento de R$ 5,5 bilhões, o complexo da BYD deverá gerar mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos, na Bahia. A produção de veículos está prevista para iniciar em 2025.

 

“Por mais que seja um processo de inscrição aberta para o Brasil e para o mundo, nós queremos que o pessoal de Camaçari, a população de Camaçari, seja a maior agraciado, que o povo da Bahia também tenha um assento aqui. Mas é preciso que a gente possa fazer esse esforço, o governo federal, o governo do estado, o município. Vamos sim trazer para perto o Senai/  Cimatec, as universidades, a Setre  [Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte] , que já desenvolve e tem um knoll roll sobre isso, então essa é uma missão”, destacou o governador. 

 

Em referência a CEO para as Américas e Europa da empresa, Stella Li, ele reiterou o pedido dela para que a gestão estadual se preparasse. 

 

“A senhora disse, na primeira vez que nós viemos nos prédios, a senhora não perguntou, a senhora afirmou, a senhora falou a seguinte frase: Camaçari, Bahia, se preparem. Falou isso, e nós temos feito com a sua equipe BYD aqui do Brasil e de Camaçari reuniões permanentes de licença ambiental, de incentivos, de formação de mão de obra, tudo aquilo de infraestrutura logística, tudo isso. Temos cumprido nosso papel”, reiterou. 

 

Por fim, ele conclamou aos deputados estaduais que nesta terça-feira (3) aprovem o projeto de lei de Isenção do ICMS para carros elétricos. 

 

“Amanhã eu espero que a Assembleia Legislativa aprecie, vote, o projeto de lei de isenção de ICMS para carros elétricos. Amanhã, a expectativa nossa é essa. Lá a gente reivindicou que a Bahia, além de carros elétricos, colocasse carros híbridos. E eu já chamei aqui para a Sefaz, já encomendei para que pudesse fazer os estudos e assim a gente também se prepare para garantir que os carros híbridos também tenham isenção, levando em conta que o nosso maior segundo o desafio, que a senhora deixou para a gente, foi o desafio de ser o estado com maior frota de automóveis elétricos. Eu também pego essa empreitada e um dos motivos, além desse que nós estamos fazendo são os incentivos fiscais, mas também quero dizer que aqui está a Bahia Invest, que é nossa empresa que articula a atração de investimentos, também já prepara uma proposta de financiamento via Desenbahia para financiar a compra de automóveis elétricos”, concluiu. 

 

Jones Almeida/Fernanda Chagas 

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.