O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta segunda-feira, 6, a continuidade e ampliação da "Escola de Férias" nas unidades da rede de ensino estadual. A iniciativa visa garantir mais oportunidades para os estudantes durante o período de recesso escolar, criando espaços de aprendizado, convivência e lazer.
Segundo o governador, o objetivo da gestão é ampliar a participação dos alunos a partir da jornada pedagógica, marcada para o dia 3 de janeiro.
"Nossa intenção é garantir que, a partir da jornada pedagógica, já possamos contar com a participação de mais pessoas. E, no dia 10, com o início do ano letivo, queremos que essas pessoas já estejam à disposição da Secretaria de Educação", afirmou o governador.
Um dos maiores destaques dessa política pública é o funcionamento das escolas estaduais durante o mês de janeiro. Jerônimo Rodrigues autorizou a secretária de Educação, Rowena Brito, a implementar a abertura das escolas estaduais para a presença dos estudantes, já a partir do dia 13 de janeiro.
"As escolas estarão abertas para os estudantes, criando um ambiente de criatividade e aprendizado", explicou o governador, destacando que o projeto busca ser mais do que um simples reforço escolar.
A "Escola de Férias" tem como objetivo criar um espaço onde os estudantes possam não apenas estudar, mas também vivenciar diferentes experiências, como projetos pedagógicos, atividades culturais e momentos de convivência. O chefe do executivo estadual destacou a importância de transformar esse período em um momento de acolhimento, com foco na alimentação saudável e na promoção do bem-estar dos jovens.
"É um ambiente onde os estudantes podem se engajar em projetos e atividades, além de aproveitarem uma refeição com qualidade", afirmou.
O programa, que teve sua primeira edição em 2023, se tornou um marco para as escolas da rede estadual.
"No primeiro ano foi difícil, pois não deu tempo de organizar da forma como queríamos. No ano passado, conseguimos intensificar as atividades, e agora, neste terceiro ano, temos mais estrutura e adesão", celebrou Jerônimo Rodrigues.