Jaci Muniz de Souza (União), natural de Lage dos Negros, comunidade quilombola em Campo Formoso, assume por 30 dias o cargo de prefeito do município. Ele será chefe do Executivo Municipal da cidade durante o recesso do prefeito Elmo Nascimento (União). Ocorreu, hoje (6), segundo a Prefeitura, “uma cerimônia histórica” pelo simbolismo de um cidadão natural de comunidade quilombola assumir o cargo de prefeito de Campo Formoso. O evento ocorreu na Câmara Municipal do município.
O ato de hoje, de transmissão de cargo de Elmo Nascimento para Jaci Muniz de Souza, de acordo com a gestão municipal, representa a valorização e ascensão da comunidade quilombola de Lage dos Negros, terra natal do vice-prefeito e de toda a população quilombola do município, que somam 17% da população absoluta de Campo Formoso.
De acordo com a Lei nº 001/90, Lei Orgânica do Município, em seu capítulo II, Seção II, Artigo 60, é previsto ao prefeito um repouso anual durante trinta dias, coincidentemente com o período de recesso da Câmara Municipal. Neste caso, é prevista, também, a transmissão do cargo de prefeito para o vice-prefeito.
Estiveram presentes na Sessão Solene o deputado estadual Júnior Nascimento (União), e os vereadores da situação. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal local, Murilo Nascimento (PSDB), e os demais parlamentares de Campo Formoso: Márcio Muniz (PRD), Ismael Pereira (PRD), Matheus Camacam (UNIÃO), Francisco Nascimento (UNIÃO), Ademir Araújo (PSDB), Felipe Guimarães (PSDB), Jarbas Pereira (UNIÃO), Magnaldo Gomes (UNIÃO) e Manoel Messias (UNIÃO).
A cerimônia foi iniciada com a leitura do decreto de licença do prefeito Elmo Nascimento que, em seguida, com um gesto de cumprimento, passou o cargo para o senhor Jaci Muniz, prefeito em exercício. A sessão foi finalizada com pronunciamentos de cada um dos vereadores presentes.