O governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou a importância para economia da Bahia da implementação de novos voos comerciais para as cidades de Barreiras, Lençóis e Guanambi. A medida visa fortalecer a conectividade aérea da capital, Salvador, com o interior do estado, promovendo o desenvolvimento regional e o incentivo ao turismo, além de facilitar o transporte de negócios e serviços essenciais. De acordo com o anúncio, serão realizados dois voos semanais para Guanambi e Lençóis e voos diários para Barreiras. Para Jerônimo, o novo sistema de transporte aéreo não é apenas um luxo, mas um direito dos baianos, especialmente em áreas distantes da capital.
"Às vezes, as pessoas podem enxergar isso como um luxo, mas, na verdade, é um direito. A criação de voos comerciais regionais ajuda a encurtar distâncias e facilitar o diálogo entre o interior e a capital", explicou.
O chefe do executivo baiano ressaltou que a construção do novo aeroporto de Barreiras está em fase de licitação, com previsão de entrega em breve. Enquanto isso, os voos serão operados a partir do aeroporto atual, até que as novas instalações estejam concluídas.
"Estamos investindo na infraestrutura aeroportuária tanto no Oeste quanto no Extremo Sul e no Norte da Bahia. Estamos trabalhando na montagem de equipamentos, terminais modernos, pistas de alta qualidade e iluminação noturna, o que permitirá a realização de voos regionais, além de possibilitar o crescimento do turismo, da saúde, da educação e da produção de energias", afirmou.
O governador também destacou a importância da colaboração entre o governo estadual, a Assembleia Legislativa, e representantes federais para viabilizar a iniciativa.
"Agradeço a parceria com os deputados estaduais, federais e senadores. Mesmo com algumas dificuldades, estamos avançando para garantir que esses voos se tornem uma realidade permanente", concluiu.