Feira de Santana: Secretaria Municipal de Saúde implanta novo modelo de marcação de consultas e exames

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A partir de junho radiografias, eletrocardiograma (ECG) e exames laboratoriais serão agendados na própria unidade de saúde no momento da consulta. O paciente já sairá com data, local e horário definidos.

O novo modelo de marcação adotado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai otimizar o acesso da população aos serviços com eliminação de filas e descentralização do agendamento. Ainda, oferece mais transparência e eficiência no uso dos recursos do SUS.

 

Outros procedimentos, que por motivos operacionais não puderem ser marcados de forma imediata, também serão cadastrados no ato da consulta. Nesses casos, a confirmação será enviada posteriormente por telefone ou WhatsApp, sem que o paciente precise retornar à unidade para obter informações.

 

A diretora de Atenção à Saúde da SMS, Carla Alencar, afirma que o novo processo de marcação já está em fase de transição e testes.

 

“Sabemos que ajustes podem ser necessários — e, se for o caso, os processos serão aperfeiçoados continuamente com base nas necessidades reais do território e nas sugestões da população e das equipes de saúde”, destacou.

 

A mudança no processo de agendamento de consultas e exames é resultado de um trabalho técnico consistente iniciado em janeiro de 2025. 

“Desde então, realizamos o mapeamento detalhado do sistema de regulação, identificamos os gargalos históricos e reformulamos toda a lógica de acesso aos exames, com base em três pilares: gestão eficiente, tecnologia integrada e cuidado com as pessoas”, afirma o titular da pasta, Rodrigo Matos.

 

Ele considera que a mudança vai facilitar o acesso da população aos serviços e reforça o compromisso da administração municipal em ofertar um SUS mais qualificado. “Estamos deixando para trás um modelo fragmentado, analógico e pouco eficiente. Feira de Santana está construindo um novo padrão de acesso à saúde: mais justo, ágil, inteligente e mais humano”, conclui Rodrigo Matos.

 

Veja o que muda na prática:

- O paciente não precisará mais ir de unidade em unidade atrás de uma cota.

- Todos os exames serão cadastrados em uma lista única organizada pela Secretaria de Saúde.

- Radiografias, ECG e exames laboratoriais serão agendados no ato da consulta. Os demais procedimentos terão seus dados registrados e serão comunicados diretamente ao paciente posteriormente.

- A Secretaria de Saúde passa a controlar toda a regulação, garantindo mais transparência e eficiência no uso dos recursos.  

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.