O ex-ministro João Roma afirmou nesta quarta-feira (22) que o PL chega para somar à candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao Governo da Bahia. A declaração do pré candidato ao Senado ocorreu durante a convenção que homologou oficialmente o nome do ex-prefeito de Salvador para a disputa pelo Palácio de Ondina.
Segundo Roma, a ausência de união entre os grupos de oposição na eleição anterior teria enfraquecido o campo político e contribuído, na sua avaliação, para a manutenção do atual cenário político no Estado.
“Eu acho que a gente chega para somar nessa caminhada. Na última eleição nós não estávamos juntos. Isso foi uma das coisas que enfraqueceu todo o nosso campo”, afirmou.
O ex-ministro também destacou sua atuação durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou que manteve, ao longo de sua trajetória política, as bandeiras que defende.
“Eu fui ministro de Bolsonaro. Foi uma oportunidade em que eu pude realizar muitas coisas. E nunca neguei, nem omiti, os fundamentos políticos e as bandeiras que eu defendo”, declarou.
Roma afirmou que o PL participará da campanha de ACM Neto e defendeu a união dos partidos que integram a aliança oposicionista.
“O PL chega para somar na campanha de ACM Neto, uma campanha que tem muitos partidos, como vocês podem ver aqui, e que tem muitos pré-candidatos, todos para que ACM Neto seja o próximo governador da Bahia”, disse.
Na avaliação do ex-ministro, o Estado vive um momento que exige mudança política.
“Parece que a Bahia precisa mudar, assim como o Brasil”, afirmou.
João Roma também comentou sua relação política com o ex-presidente Jair Bolsonaro e disse que pretende participar de agendas de campanha na Bahia ao lado de Flávio Bolsonaro, embora tenha ponderado que a agenda nacional do senador deverá limitar a quantidade de compromissos no Estado.
“Estive com o Flávio recentemente em Luiz Eduardo Magalhães e pretendo, sim, ter mais agendas com ele aqui durante a campanha na Bahia. Obviamente não serão muitas, até porque o tempo é escasso e ele terá uma campanha por todo o Brasil. Mas, claramente, estarei aqui defendendo o nome dele”, declarou.
Durante a convenção, Roma também anunciou os nomes escolhidos para ocupar as suplências na chapa ao Senado. Segundo ele, a primeira suplência ficará com a ex-prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, enquanto Rodrigo Aras será o segundo suplente.
“Finalmente podemos anunciar a escolha da nossa primeira suplente de senador, uma mulher que todo o tempo está conectada com o povo, a ex-prefeita de Juazeiro, Suzana”, afirmou.
Para a segunda suplência, Roma destacou a escolha de Rodrigo Aras, também ex-prefeito, ressaltando sua juventude e dedicação à política.
As definições integram a estratégia de composição do grupo de oposição para a disputa eleitoral de 2026 e reforçam a aliança entre diferentes forças políticas em torno da candidatura de ACM Neto ao Governo da Bahia.