O ex-prefeito de Irecê e atual liderança regional, Elmo Vaz, participou neste domingo (06) de uma importante reunião de articulação com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para debater medidas emergenciais de enfrentamento à estiagem que vem atingindo com severidade diversas regiões do estado, especialmente o território de Irecê.
O encontro, realizado em Salvador, reuniu secretários estaduais, dirigentes de órgãos e representantes de instituições como Embasa, CERB, SEAGRI, SDR, CAR, Defesa Civil e Casa Civil. A pauta principal foi a definição de ações rápidas e coordenadas que garantam o acesso à água e a proteção da população afetada pela seca.
“Estamos unindo forças para acelerar medidas que garantam dignidade ao povo do semiárido. A seca é um desafio grave, que exige planejamento, união e compromisso com quem mais precisa”, destacou Elmo Vaz, que foi convidado pelo governador Jerônimo Rodrigues para contribuir com sua experiência e conhecimento da realidade local.
O governador reforçou o compromisso do Governo do Estado com a segurança hídrica e alimentar das famílias baianas, e ressaltou o apoio do Governo Federal na execução de políticas públicas voltadas à convivência com o semiárido, por meio da Lei Estadual de Proteção e Defesa Civil e da Lei de Convivência com o Semiárido.
A atuação de Elmo Vaz durante a reunião evidencia sua influência e relevância política no território de Irecê, mesmo após o fim de sua gestão à frente da Prefeitura.
Além das ações emergenciais de curto prazo, Elmo Vaz fez questão de defender propostas estruturantes, como o projeto de transposição do Rio São Francisco, a partir do canal do Baixio de Irecê até a barragem de Mirorós, perenizando o Rio Verde. “Deixei esse estudo de viabilidade contratado durante minha gestão, quando fui presidente da Codevasf, no governo da presidenta Dilma”, afirmou.
E complementou: “Esse é um projeto viável do ponto de vista técnico e econômico, e que faria toda a diferença para a região de Irecê. Fiz questão de reforçar essa informação ao nosso governador Jerônimo, que também defende e busca soluções definitivas para superarmos, de forma estrutural, a estiagem no interior da Bahia.”