A prefeita eleita de Lauro de Freitas , Débora Régis (União Brasil), dialogou nesta quarta-feira (20), na capital da Inglaterra, com o Embaixador do Brasil no Reino Unido, Antônio Patriota sobre transporte público e planejamento urbano e a possibilidade de atração de grandes empresas, projetos para a cidade da Região Metropolitana, que conforme ela, trata-se do grande problema da gestão, e precisa alavancar.
“O grande problema da cidade hoje é justamente o transporte público, mobilidade urbana, e é referente a atração de grandes empresas, que lá a gente também tem dificuldade porque a gente não tem área pra isso, mas de médio porte se tiver alguma na sua mente indique para Lauro de Freitas porque nós precisamos também levar empresas para a gente conseguir aumentar a nossa economia também, levar empregos para uma cidade que tem a maior parte dos munícipes de vulnerabilidade social muito crítica e Londres vindo aqui para mim foi muito gratificante que a gente precisa pensar também a realidade de Lauro de Freitas para a realidade de Londres que é muito diferente”, frisou Régis.
Ela destacou o quanto foi inspirada com o que conheceu durante apresentações técnicas sobre os modelos de planejamento urbano e de transporte público da capital do Reino Unido. Os eventos fazem parte da agenda montada pela Fundação Índigo, que levou prefeitos eleitos pelo partido para conhecer algumas das melhores iniciativas do mundo em mobilidade, inovação, sustentabilidade e eficiência dos serviços públicos, a fim de adaptar algumas das ideias aos seus municípios.
“Logicamente que eu vou estar me inspirando para fazer uma excelente gestão, isso é muito importante, viemos aqui com esse propósito de voltarmos com inspiração e coragem de enfrentamos os problemas e desafios que nós vamos ter a partir do dia primeiro de janeiro”, complementou, ao lado do vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), também se fez presente em Londres.
As apresentações foram realizadas pela New London Architecture (NLA) e pela Transport for London (TfL). O primeiro é um fórum com renomados arquitetos que discutem e fazem contribuições diretas ao planejamento urbano de longo prazo da capital do Reino Unido, enquanto o segundo é o órgão oficial da prefeitura londrina que cuida de toda a rede de transporte urbano da Grande Londres, uma das maiores malhas urbanas do planeta.
Fernanda Chagas