Cordialidade A Galope
No último domingo (7), um encontro inusitado e aleatório surpreendeu os observadores da política em Curaçá, no norte do estado. O prefeito da capital, Bruno Reis (UB), e o governador Jerônimo Rodrigues (PT), se cumprimentaram montados nos seus respectivos cavalos durante o desfile em direção à 71ª Missa do Vaqueiro . A celebração religiosa ocorre na programação da Festa do Vaqueiro, evento que mobiliza toda a região.
Na política local, Bruno, que tem laços familiares na região, é aliado do prefeito reeleito Pedro Oliveira (PODE) , cujo vice-prefeito Adriano Araújo será seu candidato à sucessão. Já Jerônimo tenta emplacar o ex-vice-prefeito Murilo Bonfim (PT), pelo qual tem explicitado muito apreço e engajamento na pré-campanha. ASSISTA
Juazeiro I
Enquanto as lideranças da base do governo estadual não chegam a um consenso sobre a candidatura que enfrentará a tentativa de reeleição da prefeita Suzana Ramos (PSDB). A Rádio Peão em Juazeiro dá como certo o retorno do ex-prefeito Joseph Bandeira (PSB) à base da gestora municipal e o apoio à sua reeleição. É esperar para ver. Joseph, que também já foi deputado federal, vinha ensaiando uma pré-candidatura a prefeito e o seu filho, Leonardo Bandeira (PSB), é o atual vice-prefeito da prefeita Suzana, mas até então, estava rompido politicamente.
Juazeiro II
O deputado Estadual Zó (PC do B) ainda não arredou pé de sua pré-candidatura a prefeito de Juazeiro. O comunista não esconde nos bastidores o seu veto ao nome do ex-prefeito Isaac Carvalho (PT), antigo correligionário no PC do B e agora desafeto político.
A leitura do parlamentar comunista é de que um eventual retorno de Isaac ao comando da prefeitura de Juazeiro, poderia minar a sua base eleitoral, em virtude do recíproco ressentimento entre as duas lideranças políticas.
Por enquanto, Isaac segue inelegível e embora seja o melhor nome da base do governador Jerônimo nas sondagens de consumo interno, tem muitas arestas para a aparar entre os demais concorrentes do campo governista.
Animação
Já em Salvador, a pesquisa Real Time Big Data mostrou que o prefeito Bruno Reis (União Brasil) segue em ritmo de crescimento. Bruno viu aumentar tanto a sua intenção de votos quanto a aprovação de sua gestão, o que, para aliados do prefeito, aponta para um cenário com possibilidade de crescimento ainda maior quando a campanha começar.
Amostradinho
O deputado Júnior Muniz, recém chegado ao PT, entrou para o caderninho vermelho do governador Jerônimo Rodrigues. O chefe do executivo deixou claro que não ficou feliz com o movimento, não combinado, do AGIR, partido presidido pela filha de Muniz, em declarar apoio à reeleição do prefeito Bruno Reis. Depois da declaração crítica do governador, a sigla voltou atrás mas o problema já estava feito.
Se esse caderninho falasse…
Por outro lado, o assunto também virou praticamente uma piada em grupos de WhatsApp, com direito a figurinhas e tudo mais. Junto com as brincadeiras veio também a curiosidade de saber quem está no caderninho do governador.
Destemido ou Amostradinho?
Nesta terça-feira, 09, teve um deputado estadual e pré-candidato a prefeito de uma cidade da região metropolitana que participou lançamento da nova Carteira de Identidade Nacional com adesivo na camisa com sua foto e sua vice ao lado do governador Jerônimo Rodrigues. O marinheiro de primeira viagem ignorou as regras da justiça eleitoral. Fotos e vídeos foram produzidos e já compraram sua passagem com destino a justiça eleitoral.
Fiel da balança em Feira
E o deputado Pablo Roberto do PSDB se consolidou como o fiel da balança da disputa polarizada em Feira de Santana, entre Zé Neto - PT - e José Ronaldo - União Brasil. O tucano aparece com 10% em pesquisa recém divulgada pela Record TV, indicando para um segundo turno na segunda maior cidade da Bahia.
Sem avaliar, mas satisfeito
Por falar em pesquisa, o governador Jerônimo Rodrigues disse que, apesar de não ter analisado a pesquisa divulgada pela Record TV, observa que o vice governador Geraldo Jr, pré-candidato de sua base à prefeitura de Salvador, está numa crescente. O emedista aparece no levantamento com 20%, contra 50% das intenções de voto para o prefeito Bruno Reis. O petista avaliou que Geraldo subiu 3%, comparado com a última pesquisa, e que a tendência de crescimento tende a se consolidar na campanha eleitoral. A conferir.
Ele voltou
O empresário Alipinho da Doce Mel (União Brasil) pode mesmo disputar a prefeitura de Ipiaú nas eleições deste ano. O nome dele tem sido defendido pelo deputado estadual Sandro Régis (União Brasil), que participou de um encontro com o empresário no último final de semana. Alipinho disputou as eleições de 2020 e, mesmo sem grandes apoios, ficou na segunda posição, o que o fortaleceu. Em 2022, foi disparado o candidato a deputado federal mais votado na cidade.
Por hoje é só! Obrigado pela leitura. Eu sou Jones Almeida e volto na próxima quarta-feira com a coluna Olho de Tandera. Ligado em tudo!