Com adesão expressiva, Sesab ultrapassa 3,3 mil testes de ISTs no São João de Cruz das Almas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A poucos passos das barracas de comidas típicas e do arrasta-pé que embala o São João de Cruz das Almas, o estande de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) montado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) chegou ao penúltimo dia de funcionamento nesta segunda-feira (23), com resultados expressivos.

Desde a abertura, no dia 19 de junho, 860 pessoas foram atendidas e mais de 3,3 mil exames já foram realizados no local, que oferece testagem gratuita para HIV, sífilis, hepatites B e C, além da distribuição de preservativos e materiais educativos.

Até o momento, 22 exames apresentaram resultado positivo: um para hepatite C e 21 para sífilis. Nenhum caso de HIV e hepatite B foi registrado no local. Entre as pessoas que testaram positivo para sífilis, sete aceitaram iniciar o tratamento imediato, com aplicação de penicilina benzatina (benzetacil).

O espaço vem se consolidando como um ponto de cuidado no circuito da festa e, com atendimento ágil, acolhedor e sigiloso, tem atraído o público. “Este ano, pela primeira vez, realizamos a estratégia em nosso território e a adesão da população superou as expectativas”, avaliou a coordenadora do posto de testagem de Cruz das Almas, Maria Aparecida Rodrigues.

Quem passou pelo circuito e aproveitou o serviço foi a professora Janaína Morais dos Santos, de 34 anos. Natural de Sobradinho, ela é visitante assídua dos festejos juninos de Cruz das Almas.

“Venho curtir o São João de Cruz há quatro anos e, chegando aqui hoje, aproveitei o momento para ver como está a questão da saúde. É uma excelente oportunidade que estão nos dando; saúde e diversão em conjunto é excelente”, disse Janaína, que aprovou o atendimento da equipe da Sesab na promoção da saúde sexual de forma leve e acessível. “Foi ótimo, uma oportunidade para a gente abrir os olhos para os cuidados com a saúde e para curtir a festa com segurança”, pontuou.

O estande segue funcionando até esta terça-feira (24), das 16h às 4h, quando se encerra a programação oficial do São João em Cruz das Almas. Até lá, o objetivo é seguir ampliando o acesso à informação e ao cuidado com a saúde da população baiana.

A ação integra o pacote de medidas do Governo do Estado para o São João 2025, que conta com investimento superior a R$ 13 milhões em ações de saúde, incluindo reforço em unidades hospitalares, a instalação de postos de testagem de ISTs em 14 municípios e mais de 3.700 plantões extras em toda a Bahia.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.