A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria de Educação, aderiu ao programa Bahia Alfabetizada Criança, iniciativa do Governo do Estado da Bahia que busca garantir o direito à alfabetização de todas as crianças na idade certa. A formação dos professores para a metodologia do programa aconteceu nesta sexta-feira (12), na Escola Alano Viana.
O programa estadual vem somar forças ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Governo Federal. Com essa parceria, serão fortalecidas as ações pedagógicas, a capacitação de professores e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, assegurando que cada criança tenha acesso ao conhecimento necessário para avançar em sua trajetória escolar.
O prefeito Anisio Viana participou da abertura do evento e ressaltou a importância do investimento na alfabetização. “A participação do município no programa reafirma o compromisso da gestão com a educação de qualidade e com a construção de um futuro mais promissor para os estudantes casanovenses. Investir na alfabetização é investir no desenvolvimento social, econômico e humano de Casa Nova”, afirmou.
Metodologia
A coordenadora municipal do CNCA, Lindinalva Castro, explicou que o programa é voltado para a intensificação da alfabetização de alunos do 1º ao 5º ano dos anos iniciais. “Os professores de língua portuguesa terão acesso a materiais didáticos, formação continuada e uma plataforma para aprofundar a metodologia do programa, que traz uma linguagem e elementos mais regionalizados. O programa colabora bastante com essa tarefa árdua, mas também brilhante e gratificante que é a alfabetização”, destacou.
A professora da rede municipal e formadora do Bahia Alfabetizada Criança, Elionete Brito, fez uma avaliação positiva da metodologia. “Ele vem somar com os professores e traz uma didática eficaz para sanar possíveis dificuldades dos nossos alunos, muitas delas relacionadas ao período da pandemia. Gestores, coordenadores pedagógicos e professores, estamos todos unidos em favor de uma educação de qualidade para o nosso município”, afirmou.