Capitão Alden lidera engajamento entre deputados federais baianos nas redes sociais

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) lidera o ranking de engajamento entre os 39 parlamentares baianos na Câmara Federal, de acordo com um estudo elaborado pelo LabCaos, hub especializado em ciência de dados e marketing político, divulgado nesta quinta-feira (6). O levantamento analisou todas as publicações feitas pelos deputados no Instagram entre 1º de janeiro e 3 de novembro de 2025.

Alden aparece no topo da lista de engajamento, seguido por Daniel Almeida (PCdoB), Josias Gomes (PT), Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB). “A nacionalização do debate Lula e Bolsonaro, no formato reels, com legendas curtas resultaram no melhor desempenho nas redes dos deputados”, explicou Yuri Almeida, estrategista político, professor e fundador do LabCaos.

O estudo também apontou os parlamentares que mais ganharam seguidores ao longo de 2025. Pastor Sargento Isidório (Avante) lidera o crescimento com 214 mil novos seguidores, seguido por Capitão Alden (70 mil), Alice Portugal (25 mil), Jorge Solla (21 mil) e Josias Gomes (19 mil). “Essa métrica indica o crescimento da popularidade dos parlamentares e, junto com a taxa de engajamento, são bons indicadores para avaliar a efetividade das estratégias de comunicação nas redes sociais”, pontuou Yuri Almeida.

Segundo o fundador do LabCaos, deputados da base lulista tiveram melhor desempenho ao defender o presidente Lula e criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Entre os 10 melhores conteúdos em engajamento, 9 são de parlamentares aliados a Lula e Jerônimo, com posicionamentos em defesa do presidente, da soberania nacional, ações do governo federal e contra a anistia”, destacou o estrategista político.

Capitão Alden também lidera o volume de interações, somando curtidas, comentários e compartilhamentos, ao lado de Pastor Sargento Isidório, Alice Portugal, Zé Neto e Lídice da Mata. No ranking de publicações, o parlamentar baiano volta a aparecer entre os mais ativos, junto de Alice Portugal, Zé Neto, Valmir Assunção e Afonso Florence.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.