O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), defendeu nesta sexta-feira (25) uma medida drástica para enfrentar a crescente violência na capital baiana. Durante a inauguração de obras no bairro da Mata Escura, Reis sugeriu que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deveria solicitar o apoio de 10 mil homens do Exército para combater diretamente as facções criminosas que disputam o controle de diversas áreas da cidade. Em suas declarações, o prefeito reiterou críticas ao governador, a quem voltou a chamar de “negacionista” da crise de segurança pública.
“Se eu fosse o governador, Bruno Soares Reis, pediria apoio do Exército. Mandaria vir aqui 10 mil homens. Sob minha liderança e comando, entraríamos nas áreas dominadas pelas facções, acabaríamos com elas, restabeleceríamos a paz e manteríamos o Exército nas ruas, enquanto iríamos para outras áreas”, afirmou o prefeito.
Bruno Reis enfatizou que essa estratégia poderia ser aplicada gradualmente em cinco regiões, com o efeito de dissuadir a violência em outras partes da cidade. “Quando você fizesse isso em cinco áreas, as outras iriam se acalmar, e a paz seria estabelecida. Não é fraqueza pedir ajuda, é liderança. Ele [Jerônimo] não é amigo do presidente [Lula]? Então, peça ajuda: ‘Presidente, me mande 10 mil homens do Exército, sob minha liderança, e eu vou resolver o problema’. Era isso que eu faria”, completou Reis.