O fim de tarde na Praça São Pedro, em Pinhões, foi especial no último sábado (20). Pela primeira vez na zona rural, a comunidade recebeu a 4ª edição do Entardecer Delas, iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude (SMJ).
A programação contou com corte de cabelo, maquiagem, esmaltação, orientação jurídica, cadastro da dignidade menstrual e ID Jovem, além de atendimentos de saúde. Para a diretora de Mulheres da SMJ, Iuana Louise, o projeto representa mais do que a oferta de serviços:
“É trazer cidadania e autoestima para perto de quem precisa. O Entardecer Delas tem esse papel de unir cuidado, direitos e cultura, mostrando que a mulher rural de Juazeiro merece acesso e valorização”.
Moradoras celebraram a iniciativa. “Consegui marcar exames, atualizar o CadÚnico e ainda fiz maquiagem. A gente se sente valorizada, porque não precisa se deslocar para longe”, disse a empreendedora Ilena Candice, do Tanque Novo. Já a agricultora Eliude Lima destacou: “A gente se empodera quando também olha pra beleza da gente”.
A programação também contou com o coral da Escola Municipal Raimundo Clementino de Souza, que emocionou o público. Para a gestora da unidade, Sirlene Oliveira, a descentralização é um marco:
“É uma honra ver Pinhões receber esse projeto tão bonito. É mostrar que nossas mulheres também merecem e precisam desses espaços”.
O encerramento ficou por conta da cantora Grace di Calli, que embalou o público com clássicos de mulheres da música nordestina. Entre abraços, serviços e canções, o pôr do sol em Pinhões marcou um encontro de cidadania, cultura e valorização feminina.