Bancada de Oposição na Câmara de Salvador faz manifesto contra tarifaço de Trump

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O anúncio do presidente norte-americano Donald Trump, em tom ameaçador, de que a partir do dia 1º de agosto imporá tarifa de 50% às exportações brasileiras, caso o Brasil não conceda anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e demais acusados pela invasão das sedes dos três poderes no dia 8 de janeiro de 2023, é uma ingerência escancarada contra a soberania nacional.

Uma chantagem inadmissível, que vai prejudicar o setor produtivo brasileiro, já que os Estados Unidos importam muitos produtos do Brasil. Não só o agro (café, laranja, pescado e carne, sobretudo) está em alerta máximo, inclusive no Nordeste, mas também o setor siderúrgico, que exporta aço e alumínio, já com altas tarifas, para o mercado americano. O desemprego nestes setores será inevitável.

Como todos os brasileiros, não podemos nos calar neste momento de interferência na nossa política interna e na independência entre os poderes, conceito inegociável da nossa democracia, previsto na Constituição Brasileira. Repudiamos o emprego político da tarifação, de forma unilateral, e nos solidarizamos com o presidente Lula quando diz que “não aceitará ser tutelado”, admitindo a possibilidade de adotar a Lei da Reciprocidade Econômica.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.