O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, afirmou nesta quinta-feira (17) que o estado está pronto para cumprir os requisitos necessários e acessar o segundo ciclo de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A declaração foi feita durante entrevista à imprensa na sede da SecultBA, em Salvador.
Bruno Monteiro explicou que o novo regramento do governo federal, estabelecido por medida provisória no fim de 2023, condiciona o acesso à segunda etapa ao pagamento de pelo menos 60% da liquidação do primeiro ciclo. Segundo ele, a Bahia estará apta a cumprir essa meta até o final de maio.
“Essa mudança é muito importante porque garante a qualidade do gasto público, a qualidade do investimento. O dinheiro vem, mas o estado tem que fazer sua parte. E nós faremos dentro do prazo”, garantiu.
O segundo ciclo da PNAB já prevê o investimento de R$ 44 milhões nos chamados “Céus da Cultura”, com a expectativa de construir 23 deles somente na Bahia. “Estamos prontos para a próxima rodada de escuta pública, de consulta e construção participativa, e vamos avançar nesse processo de democratização do acesso à cultura”, completou o secretário.