O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB), conhecido como "Andrei da Caixa", utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (19) para apresentar um balanço das ações educacionais em seu primeiro ano de gestão (2025). O gestor destacou que o combate ao déficit de vagas foi a prioridade inicial, conseguindo reinserir quase 2 mil crianças no sistema de ensino, após herdar um cenário com mais de 11 mil jovens fora das salas de aula.
Com um investimento anunciado de R$ 141 milhões em recursos próprios apenas no último ano, a prefeitura deu início ao maior pacote de infraestrutura escolar da história recente do município. O plano inclui a construção de 12 novas creches e escolas (duas delas via convênio federal) e a reforma de 14 unidades, como a emblemática Escola de Tempo Integral Paulo VI, entregue modernizada no final de 2025. A meta da gestão é audaciosa: planejar e estruturar 30 novas unidades até o fim do mandato em 2028.
Além das obras físicas, Andrei ressaltou o caráter inovador do programa Juazeiro pelo Mundo. A iniciativa promove o intercâmbio cultural internacional para estudantes de destaque da rede municipal, com os primeiros selecionados embarcando neste mês de janeiro de 2026 para destinos como Canadá e Inglaterra. "Educação é prioridade, é futuro e é compromisso com nossas crianças", afirmou o prefeito, que também consolidou a valorização do magistério ao conceder um dos maiores reajustes salariais para professores no Nordeste.