Alagoinhas: Unidade Móvel leva serviços de saúde à Central de Abastecimento

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã deste sábado, 17, feirantes e consumidores da Central de Abastecimento tiveram a oportunidade de se vacinar contra a influenza e passar por consulta médica e odontológica de forma gratuita. A ação foi realizada pela Prefeitura de Alagoinhas e conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde – Sesau – em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências – Fatec.

Os atendimentos médicos e odontológicos aconteceram na Unidade Móvel de Saúde do Município. Além dos profissionais da Sesau, uma equipe de 16 estudantes de Enfermagem da Fatec atuou na vacinação, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e orientação à comunidade sobre como se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis, dentre outras.

“Fazer saúde pública não é simplesmente esperar que o paciente procure as unidades do município. Nosso trabalho também é facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, indo até às pessoas, em espaços estratégicos como a Central de Abastecimento. Desta forma, a Prefeitura de Alagoinhas, de acordo com a orientação do prefeito Gustavo Carmo, promove a prevenção, o bem-estar e uma vida mais saudável para todos”, afirma o secretário municipal de Saúde, Virgínio Pereira.

Após se proteger contra a influenza, o aposentado Ricardo Emanuel Lima dos Santos, 51 anos, elogiou a iniciativa. “É muito importante, pois atinge a população mais carente, ainda mais num dia de sábado, com a Central de Abastecimento muito movimentada por gente de Alagoinhas e de outras cidades. A Prefeitura está de parabéns”, afirma.

O diretor da Central de Abastecimento, Jurandir Santana, comemorou a adesão da população aos serviços de saúde ofertados. “Esse é mais um exemplo do cuidado que a gestão do prefeito Gustavo Carmo vem tendo com as pessoas que frequentam a nossa Central. Continuaremos seguindo a orientação do prefeito, ouvindo os feirantes e consumidores, e atendendo às principais necessidades apontadas por eles”, garante o gestor.

Parceria com a academia

A iniciativa também contribuiu para a formação profissional dos alunos da Fatec, por meio da disciplina Projeto de Extensão. “Ações como essa fazem com que o conhecimento produzido em sala de aula rompa os muros da faculdade, beneficie a comunidade e contribua para o aprendizado dos estudantes. Significa recolher todo o repertório intelectual que os acadêmicos já têm e trazer para o lado de fora, para o público”, comenta o professor Washington Cruz, titular da disciplina.

“Quando nós saímos da sala de aula e participamos de uma ação como essa, temos convívio com o que realmente é o SUS humanizado. Precisamos dessas atividades práticas, em parceria com outras instituições, e a Prefeitura vem realmente ampliando horizontes e dando oportunidade para profissionais que estão se formando agora. Isso é muito bom”, ressalta a aluna de Enfermagem Lucimeire Souza Santos.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.