Nos dias 24 e 25 de setembro, a 3ª edição do NauFest chega ao SENAI Dendezeiros, em Salvador. O evento, promovido pela JA Bahia, uma ONG global com mais de 100 anos de atuação e que já impactou mais 170 mil jovens no estado, tem como objetivo preparar a juventude para o mercado de trabalho por meio da educação financeira e empreendedora. A ação conta com as parcerias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Preparado para mais esta edição, o presidente da JA, Elde Oliveira, conta como é perceber que o NauFest já é um evento consolidado na Bahia. “O evento conseguiu criar um ambiente de inspiração prática, aproximando os estudantes de oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento. Essa consolidação reforça que estamos no caminho certo, levando um movimento que já começa a fazer parte do calendário de iniciativas relevantes para a juventude de Salvador”, declarou.
Recebendo o evento na unidade do Dendezeiros, a líder técnica da educação profissional do SENAI Bahia, Isaura Malaquias, contou como iniciou a parceria com o NauFest. “A parceria surgiu através do alinhamento de propósitos. O SENAI tem como missão impulsionar a educação profissional e a inovação tecnológica, enquanto o NauFest se propõe a ser um espaço de troca de conhecimento e de conexão com tendências que estão transformando o mercado de trabalho”, disse Isaura. A líder técnica também destaca que a ação contará com uma vasta programação, que vai tratar de temas como inteligência artificial, profissões do futuro e, claro, o empreendedorismo, distribuídos em palestras, oficinas e workshops.
Outro parceiro do evento é o Sebrae. O gestor estadual do programa de educação empreendedora, José dos Anjos, ressalta que o público pode esperar um conteúdo diverso e dinâmico. “A junção entre o NauFest e o Sebrae esse ano, significa que além da diversão e troca cultural, os participantes terão acesso à oportunidade de aprendizado, conexões, estratégias e ferramentas que podem impulsionar seus projetos pessoais e profissionais”.
Além disso, ele revelou o motivo de levar o lançamento do programa Escalada, mais uma iniciativa do Sebrae, para o NauFest. “O lançamento do programa no NauFest vem justamente para potencializar esse encontro. O Escalada é uma iniciativa de peso do Sebrae, voltada para preparar e engajar jovens na jornada empreendedora, oferecendo desafios, experiências práticas e suporte para o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro do trabalho e dos negócios. Trazer essa novidade para o NauFest é estratégico porque é nesse ambiente vibrante, criativo e jovem que o Escalada encontra o público ideal para despertar talentos, estimular ideias inovadoras e mostrar que empreender também pode ser um caminho de impacto e realização”, declarou.
O presidente Elder fez questão de dar alguns spoilers sobre a terceira edição do evento. “Para 2025, o NauFest chega ainda mais estruturado, com novas trilhas de conhecimento, palestras temáticas e uma programação pensada para aproximar os estudantes das demandas do mercado atual. Teremos ainda mais espaço para inovação, empreendedorismo e troca de experiências com profissionais que já trilharam caminhos de sucesso. O grande diferencial será a conexão prática entre educação e negócios, criando oportunidades de protagonismo para os jovens”, destacou.
O NauFest é realizado pela JA Bahia, conta com o patrocínio do Instituto MRV, tem o SENAI como parceiro e recebe apoio do Sebrae Educação Empreendedora, Prefeitura de Salvador, Grupo Qualivida, Emaranhado, Loygus, Parque Social, Canetas e Brindes, Marilan, Embasa e Cubos.
Junior Achievement
A Junior Achievement – JA é uma das maiores organizações sociais do mundo voltadas para o incentivo ao desenvolvimento juvenil. Fundada em 1919, a JA estimula estudantes para o mercado de trabalho por meio do método “aprender-fazendo”. Reconhecida globalmente, a JA Worldwide foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2023 e conta com uma rede de cerca de 470 mil voluntários, impactando anualmente mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países.
Na Bahia, a organização já impactou mais de 170 mil jovens por meio da educação empreendedora, financeira e de preparação para o mercado de trabalho.