Valença se prepara para garantir mais organização e segurança durante a Festa de Nossa Senhora do Amparo.
Nesta quarta-feira (1º), a Prefeitura reuniu as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Mobilidade e Ordem Pública (SEMOP) para planejar a organização do comércio ambulante na Av. Industrial Marita Almeida, um dos principais pontos de movimentação da tradicional celebração religiosa.
O projeto prevê mudanças estratégicas no ordenamento da via, com a criação de blocos de zoneamento para facilitar o fluxo de pedestres e veículos. A iniciativa também inclui melhorias estruturais, como padrões de energia elétrica para os comerciantes e a adoção de um sistema de cadastramento prévio dos ambulantes, que terão seus lotes numerados para evitar ocupações ou vendas irregulares.
De acordo com a Prefeitura, o objetivo é garantir justiça na distribuição dos espaços, oferecer mais oportunidades para os trabalhadores e assegurar um ambiente confortável e seguro para a população que prestigia a festa.
Além da valorização do comércio e da mobilidade urbana, a gestão reforça que a medida também busca preservar a tradição e a importância cultural da Festa de Nossa Senhora do Amparo, considerada um dos eventos mais simbólicos e aguardados pela comunidade valenciana.