Ivana Bastos enaltece trajetórias de Edvaldo e Antonio Brito em sessão histórica que condecorou pai e filho

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) viveu um dia histórico nesta sexta-feira, 3 de outubro de 2025, ao realizar uma sessão que homenageou simultaneamente o pai, Edvaldo Brito, e o filho, o deputado federal Antonio Brito.

Edvaldo Brito, presidente do PSD de Salvador, ex-vereador, jurista, professor e intelectual, recebeu duas honrarias: a Comenda 2 de Julho e o Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira. Seu filho, o deputado federal Antonio Brito, foi agraciado com a Comenda 2 de Julho.

A sessão foi presidida por Ivana Bastos, que sintetizou a emoção do momento: "O peso desta Casa Legislativa hoje se eleva em grandeza... não seria capaz de traduzir, em plenitude, a emoção de presidir esta sessão”. Ivana ressaltou que a homenagem acontece justamente no dia em que Edvaldo Brito completa 88 anos.

Reconhecimento da Casa Legislativa

A presidente Ivana Bastos fez questão de reconhecer os deputados responsáveis pelas proposições: Euclides Fernandes (PT) e Marquinho Viana (PSD) por indicarem as honrarias a Edvaldo Brito, e Patrick Lopes (Avante) pela indicação a Antonio Brito. Ela destacou que o gesto de reconhecimento perpetua valores que são eternos, transformando o plenário em um "altar da memória".

Ivana definiu Edvaldo Brito como um "patrimônio vivo da Bahia", um mestre que provou que "a educação é a melhor arma contra a desigualdade e o preconceito", citando a sabedoria da mãe de Edvaldo, Dona Edite, que o incentivou a estudar para ser um "grande homem".

Sobre o deputado Antonio Brito, Ivana Bastos recordou que ele levantou a bandeira da assistência social, liderou a frente das Santas Casas e da saúde filantrópica, e foi uma voz firme em defesa das populações mais vulneráveis. "Hoje, ao receber também a comenda 2 de Julho, une sua história à do pai, nesta sessão que não é apenas uma homenagem, mas um selo de eternidade”, finalizou a presidente.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.