A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, deu mais um passo importante no fortalecimento da caprinovinocultura local. Nesta terça-feira (30), foram realizados 28 implantes de embriões em 26 matrizes ovinas, marcando mais uma etapa do programa de melhoramento genético dos rebanhos do município.
No Centro de Reprodução e Melhoramento Genético José Hemelino Santos (Zé da Totonha), foram implantados 14 embriões da raça Dorper e 14 da raça White Dorper, beneficiando 15 criadores. Dentro de 30 dias, exames de ultrassonografia serão realizados para confirmar as gestações.
De acordo com o coordenador de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Leno Castro, a iniciativa terá continuidade ainda em outubro, totalizando 70 implantes nesta primeira etapa. “No dia 22, mais 20 matrizes ovinas receberão embriões, beneficiando outros 10 criadores. Também iremos avançar com implantes de caprinos da raça Saanen em cabras”, destacou.
O programa, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem como objetivo ampliar a produtividade, garantir maior qualidade genética e fortalecer a base econômica da agricultura familiar em Casa Nova.