Representantes de São Francisco do Conde participaram, nesta terça (4) e quarta-feira (5), do 6º Encontro Estadual de Pessoas Cegas e com Baixa Visão, realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
O evento, promovido pelo Fórum Baiano de Pessoas Cegas e com Baixa Visão (FBPCBV), teve como tema central “Por uma Bahia mais inclusiva e acessível” e reuniu gestores públicos, educadores e movimentos sociais para discutir caminhos para o fortalecimento das políticas de inclusão no estado.
Durante o encontro, foram debatidos temas como “Sexualidade e Inclusão”, “Audiodescrição” e “Mobilidade e Acessibilidade no Cotidiano”, em rodas de conversa voltadas ao compartilhamento de experiências e à construção coletiva de propostas voltadas aos direitos das pessoas cegas e com baixa visão.
O município de São Francisco do Conde foi representado por Liz Senna, assessora especial da Secretaria de Educação (Seduc), que participou em nome da secretária Vanessa Dantas, além das professoras Maria de Lourdes da Palma, Adelma Bessa, Patrícia Encarnação dos Santos (professora de Libras) e Janeide Peruna (gerência de Educação Especial).
Também estiveram presentes Evelyn Carolina (fisioterapeuta pélvica), Rute Dantas (conselheira municipal de Pessoas com Deficiência), Marileide Barbosa (APAE), Ricardo Costa (gerente de Direitos Humanos) e o secretário municipal de Esportes e Juventudes, Professor Cravinho.
Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é ampliar a escuta qualificada e o diálogo entre poder público e sociedade civil, fortalecendo a luta por uma Bahia mais inclusiva e comprometida com a acessibilidade.