No encontro entre a Rua Domingos de Brito e a Avenida Garibaldi, na Federação, havia um espaço com borracharias e bares mal estruturados. As crianças que moravam no entorno, se quisessem diversão, precisavam ir a outros locais, como o Dique do Tororó, já que não havia nenhuma opção de lazer. O espaço, após obras realizadas pela Prefeitura de Salvador, agora dá lugar à Praça Edvaldo Batista de Jesus, entregue em cerimônia simbólica realizada na noite da quarta-feira (18).
São mais de 700 m² de área, que abriga 15 quiosques para os empreendedores que já atuavam na área. Além disso, foi criado um parque infantil e uma academia de ginástica. A iluminação foi reforçada com a instalação de seis luminárias de LED e seis postes de fibra. O investimento foi de quase R$650 mil, com intervenção coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).
"Aqui é mais um espaço devolvido ao cidadão, um espaço tratado, dando condição e dignidade a todos que aqui comercializavam. A gestão tem tido essa política de devolver os espaços públicos aos cidadãos. Hoje, na cidade, mais de 350 quiosques e boxes foram devolvidos para que as pessoas possam trabalhar de forma digna", ressaltou o presidente da Desal, Virgílio Daltro.
Sonho realizado – Kátia Oliveira mora há quase 50 anos no local. Ela foi uma das primeiras moradoras a aproveitar o parque infantil. Ao lado da neta de cinco anos, a dona de casa se divertiu na escorregadeira de fibra e no balanço de eucalipto.
"Para mim, hoje é um sonho realizado, algo que nunca imaginei ver tão bonito. Antes, quem iria querer trazer uma criança para cá? Hoje em dia, temos o privilégio de ver nossos filhos e netos brincando aqui. Antigamente, era horrível, tudo coberto de óleo e sem estrutura nenhuma", descreveu.
Fernanda Muniz, que mora há duas décadas nas imediações da nova praça, também aprovou a obra. Nesta quarta-feira, ela estava no local com a filha de 4 anos. A pequena aproveitou os novos equipamentos de lazer, sob a supervisão da mãe.
"Eu achei uma melhoria crucial para o bairro, pois estávamos realmente precisando. Hoje fomos contemplados com essa praça maravilhosa, onde há área de lazer. As pessoas podem ficar com seus familiares sem preocupações, com segurança", disse.
Raimundo José Pacheco, que tem um bar há 10 anos no local, foi um dos contemplados com os 15 quiosques. Ele afirma que antes as estruturas dos estabelecimentos eram improvisadas e desgastadas.
"Hoje estamos vendo a transformação desta área em um espaço de lazer, com este quiosque bonito, parque e uma iluminação perfeita. Aqui antes era muito escuro. Agora é uma praça de verdade", comentou.