Rui Costa detalha investimentos do PAC Seleções em Cachoeira e anuncia reforço na saúde

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (1º), durante entrevista à Rádio Santo Amaro FM, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), destacou os investimentos do PAC Seleções voltados para a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, com foco especial na área da saúde.

De acordo com o ministro, o município foi contemplado com unidades de saúde, ambulância do SAMU e kits para teleconsulta, iniciativas que já estão em execução. “Tem investimentos na saúde também para a cidade de Cachoeira, contemplando unidades de saúde, ambulância do SAMU e kits para teleconsulta. Esse investimento ou esses investimentos já estão sendo executados aqui pra Cachoeira”, afirmou.

Rui Costa explicou como funcionam os diferentes formatos de execução do PAC nos municípios. “O PAC tem obras e ações que são executadas diretamente pelo governo federal, por exemplo, estradas e aeroportos; outras que são executadas pelo governo do estado, como a proposta de macrodrenagem feita pelo governo da Bahia; e aquelas que são executadas pelo município em parceria com o governo federal. O governo federal faz a transferência do recurso, tem um projeto básico padrão e o município executa”, esclareceu.

Em Cachoeira, os recursos já estão direcionados para a construção de uma unidade básica de saúde e para o fornecimento de equipamentos voltados à telemedicina. “Na verdade, Cachoeira tem duas unidades básicas contempladas no PAC, além desses equipamentos. O que são esses kits de equipamentos? São a instalação de equipamentos que possibilitam que a população possa fazer já alguns exames dentro da unidade de saúde”, disse o ministro.

Segundo ele, o avanço da teleconsulta permitirá mais acesso a especialistas em cidades do interior. “É a pessoa estar num distrito, numa cidade pequena, que não tem um médico especialista, e poder ser atendida. O prefeito instala os equipamentos da Unidade Básica de Saúde e a partir dali a população pode ter uma consulta com um médico que pode estar em Salvador, pode estar em São Paulo, um especialista que não tem na cidade, mas que estará atendendo por meio da teleconsulta”, explicou.

O ministro ressaltou que a iniciativa não é exclusiva de Cachoeira. “Todos os municípios do Brasil foram contemplados com esses equipamentos para atender a população”, reforçou Rui Costa.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.