Durante a apresentação do balanço fiscal do governo estadual, nesta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado estadual Robinson Almeida (PT) destacou o desempenho econômico da gestão do governador Jerônimo Rodrigues e o papel do secretário da Fazenda, Manoel Vitório, na condução das contas públicas.
Segundo o parlamentar, a Bahia vive um momento histórico. “Nunca antes na história da Bahia um investimento superou o investimento do rico Estado de São Paulo. Só pra comparar, São Paulo tem cinco vezes o orçamento da Bahia e nós, de janeiro a agosto, superamos em investimentos o praticado pelo poderoso Estado de São Paulo”, afirmou.
Para Robinson, o bom resultado fiscal é fruto de uma “herança bendita” dos governos petistas. “Creio que é uma situação que decorre, primeiro, de uma herança bendita que Jerônimo herdou de Wagner e de Rui, um Estado arrumado, com dívidas controladas e com a capacidade de investimento aumentada”, disse.
O deputado ressaltou ainda que Jerônimo já é o governador que mais investiu na história da Bahia nos seus três primeiros anos de mandato. “Já são R$ 20 bilhões em investimentos somando 2023, 2024 e 2025, coroando este ano, pelo menos até agosto, como o Estado campeão de investimento”, pontuou.
Robinson também destacou o aumento da aplicação de recursos na área da saúde. “Na Bahia, o governo Jerônimo já ultrapassa em mais de 3% o que é definido pela Constituição, que é 12%. Já são mais de 15% de investimentos na saúde, empatando com Minas Gerais e Rio de Janeiro como o segundo estado que mais investe nessa área tão importante para a população”, completou.
O parlamentar concluiu sua fala parabenizando a equipe econômica. “Eu só tenho a parabenizar o governador e especialmente toda a equipe do secretário Manoel Vitório, que é responsável por essa gestão exitosa nesse período”, afirmou Robinson.