A relação entre poder público, comunidades religiosas e ações de enfrentamento à violência foi destacada pelo deputado estadual e ex-prefeito de Simões Filho Eduardo Alencar (PSD) ao relembrar episódios de sua trajetória política no município. Entre as histórias citadas pelo parlamentar estão a aquisição de um terreno para a Assembleia de Deus, a construção da Praça da Bíblia e intervenções em templos de diferentes denominações. Para Alencar, esses espaços também cumprem uma função social no acolhimento de jovens e na prevenção do avanço das drogas.
Ao recordar o início de sua primeira gestão como prefeito, em 1993, Alencar contou que decidiu cumprir uma promessa feita durante a campanha eleitoral a integrantes da Assembleia de Deus. Segundo o parlamentar, o terreno destinado à construção da igreja foi comprado com recursos próprios logo no primeiro mês de governo.
“Uma jovem me disse durante a campanha que políticos iam ao templo prometer e sumiam. Assumi o compromisso, fui eleito e, logo no primeiro mês, adquiri com meu próprio dinheiro o imóvel no centro e doei à igreja”, relatou.
De acordo com Alencar, a iniciativa não ficou restrita à construção do templo. Ele afirmou que posteriormente foi erguido um anexo para atendimento médico e odontológico, administrado pela comunidade pastoral.
O deputado também recordou o episódio ocorrido durante a inauguração. Segundo seu relato, a mesma jovem que havia feito o questionamento durante a campanha esteve presente no culto e reconheceu o cumprimento do compromisso assumido pelo então prefeito.
“No culto de inauguração, a mesma jovem testemunhou que a palavra de um homem público havia sido cumprida”, afirmou.
Outro equipamento citado pelo parlamentar foi a Praça da Bíblia, entregue em 2004. O espaço passou a receber cultos e grandes eventos religiosos ao ar livre e se tornou, segundo Alencar, uma referência para o calendário evangélico de Simões Filho.
Na avaliação apresentada pelo deputado, a atuação das igrejas ultrapassa a dimensão exclusivamente religiosa e pode contribuir para ações de prevenção à violência e ao tráfico de drogas, especialmente entre os jovens.
“A fé é uma ferramenta poderosa de transformação e resgate da juventude contra a violência e o tráfico de drogas”, declarou.
Alencar também mencionou iniciativas realizadas durante sua trajetória administrativa em benefício de comunidades de diferentes denominações. Entre os exemplos, citou reformas em paróquias católicas e em templos localizados em bairros como Pitanguinha, Lobão e Cotingiba.
Ao falar sobre essa relação com diferentes comunidades religiosas, o parlamentar destacou a defesa da convivência entre os diversos credos.
“Sempre priorizei o respeito e a convivência harmoniosa entre todos os credos”, afirmou.
As declarações integram o relato de Alencar sobre sua passagem pela Prefeitura de Simões Filho e sua relação com lideranças religiosas ao longo de sua trajetória pública.