A abertura da campanha de Rui Costa ao Senado foi marcada também por perguntas sobre a recente polêmica envolvendo o deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos). Questionado neste domingo (16) sobre o áudio atribuído ao parlamentar e apresentado durante uma sessão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o ex-governador afirmou que não pretende responder publicamente às declarações e disse que o caso vem sendo acompanhado por seus advogados.
“Eu acompanhei, mas prefiro não responder esse rapaz. Eu só tenho acionado os advogados toda vez que ele fala. Tenho diversos processos contra ele e prefiro não comentar, porque o que ele busca é isso”, afirmou Rui.
O candidato participou da agenda na Colina Sagrada, em Salvador, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que disputa a reeleição, e do senador Jaques Wagner (PT), que busca renovar o mandato.
Áudio foi apresentado no TRE-BA
A controvérsia ganhou repercussão na quinta-feira (13), durante uma sessão do TRE-BA. O presidente da Corte, Maurício Kertzman, relatou ter recebido uma mensagem atribuída a Marcelo Nilo após proferir voto desfavorável ao deputado em uma ação relacionada à propaganda eleitoral antecipada.
Durante a sessão, Kertzman apresentou aos demais integrantes da Corte um áudio atribuído ao parlamentar e informou que encaminharia o conteúdo ao Ministério Público para análise.
Na gravação, Nilo faz uma referência direta a Rui Costa e afirma:
“Se você continuar fazendo essa sacanagem que está fazendo comigo, a serviço de Rui dos Respiradores, pode ter certeza que a Bahia toda vai ver o dossiê. É pesado, viu.”
De acordo com o presidente do tribunal, a mensagem teria sido enviada por meio do recurso de visualização única. Kertzman também levantou a hipótese de que o conteúdo pudesse ter sido encaminhado com o objetivo de provocar sua suspeição no processo.