Obras do TCA estão no prazo e vamos entregar em 2026, afirma Bruno Monteiro; assista

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, afirmou, em conversa com o Classe Política, nesta quinta-feira, 13, que as obras de requalificação do Teatro Castro Alves estão dentro do prazo e a previsão é que o equipamento seja entregue em 2026. Ao todo, o novo TCA custará R$ 241 milhões, com intervenções que contemplam obras físicas e a parte de equipamentos do teatro. Segundo Monteiro, o investimento do governo do estado vai entregar uma nova estrutura da sala principal, do foyer, uma nova cobertura e fachada, além da adequação do teatro às normas técnicas e acústicas contemporâneas.

"Nós estamos cumprindo rigorosamente o cronograma estabelecido quando o governador Jerônimo Rodrigues lançou a ordem de serviço para o início da obra e nesse momento o que acontece é a desmontagem, toda a estrutura interna a gente vai deixar só realmente a casca, agora tudo sai para que a intervenção nas estruturas, na cobertura, piso, paredes, tudo isso possa acontecer. Então a obra está dentro do prazo, nós temos a previsão de entrega em 2026, mas com todos os cuidados possíveis, porque não é só uma obra física, a gente não está falando só de cimento, de telhado, de poltrona, tem toda a questão das disciplinas específicas, a acústica, a parte tecnológica. Toda a parte de iluminação, tudo isso, tem um cuidado muito grande. Então, a primeira licitação que foi feita o ano passado, que a empresa está trabalhando, é para a obra civil, a obra física, e até o final do ano nós lançamos a segunda licitação, aí para as disciplinas específicas do teatro mesmo, e as duas trabalham juntas para concluir a obra em 2026", detalhou Monteiro.

"Nós estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido até aqui, eu tenho feito reuniões semanais, sempre com a equipe, acompanhando todo o andamento disso, acompanhando as metas da obra, porque é o nosso principal equipamento cultural, é um equipamento que está, neste ano, completando dez anos de tombamento, pela sua importância, importância cultural e arquitetônica, e patrimonial para a Bahia, e nós temos todo esse cuidado, por isso também o diálogo, sempre, que está acompanhando tudo para que a obra aconteça, mantendo toda a excelência, todas as características que marcam a história do Teatro Castro Alves, mas ao mesmo tempo, o modernizando, o atualizando para que ele possa estar sempre à altura da nossa cultura, da cultura baiana, brasileira e mundial", afirmou o secretário.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.