Nesta quarta-feira (01), a Câmara Municipal de São Gabriel ficou pequena diante da multidão, que desde o início da manhã ocupou os espaços da casa para acompanhar a cerimônia de posse do prefeito Mateus Machado (PT). Apesar do calor e do desgaste natural do réveillon, centenas de pessoas da sede e da zona rural fizeram questão de testemunhar esse momento histórico.
Como determina o Regimento Interno, primeiro os vereadores tomaram posse e fizeram a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. Por unanimidade, Delza Alves Souza foi consagrada presidenta do Poder Legislativo. Seguindo o protocolo, com a autoridade que lhe foi confiada, ela então empossou Normardes Rocha como vice e Mateus Machado como prefeito de São Gabriel.
Visivelmente emocionado, Mateus agradeceu a Deus e a Nossa Senhora pela oportunidade de conduzir os destinos da sua terra natal. Em seguida, o prefeito reverenciou o povo da sua cidade e demonstrou gratidão aos avós, pais, familiares e amigos “que fizeram parte desta caminhada”. Nesta seara, a esposa e o filho foram descritos como “o maior presente da minha vida”. “Diante de todos vocês, quero mais uma vez salientar o compromisso de devolver São Gabriel ao seu povo... Tenham certeza: sou capaz de dar a vida pela minha cidade”, afirmou o novo gestor, sob efusivos aplausos da plateia.
Não vamos tolerar abusos nem maus-tratos
Na sequência, ele reuniu o secretariado e fez uma apresentação informal: “a partir de agora, essa equipe tem a missão de atender bem a população e fazer o melhor para solucionar qualquer demanda. Nosso governo terá a ternura de uma criança e o coração de uma mãe! Sei que não será fácil, afinal estamos iniciando um processo de reconstrução. Mas, eu peço que tenham paciência e compreensão! Por favor, ajam com amor, empatia e compreensão”.
Ao final, com os olhos marejados, depois de relembrar sua trajetória pessoal, o “homem que saiu da pobreza e se tornou prefeito”, firmou um pacto com a comunidade: “a casa está bagunçada e ainda não sabemos o tamanho do rombo na Prefeitura... Mas, tenho convicção de que chegou um novo tempo em São Gabriel. Daqui pra frente, não vamos tolerar abusos nem maus-tratos com o nosso povo! Nossa missão é acolher os menos favorecidos e cuidar de quem precisa de ajuda... Sim, nós somos capazes de crescer com sustentabilidade. Sim, somos capazes de prosperar e promover inclusão e justiça social. Dias melhores virão porque a gente sonha e Deus realiza”.