A aprovação da PEC da Reeleição pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nesta terça-feira (19), permitindo que o presidente da Casa possa ter reeleições ilimitadas, não foi aprovada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Apesar ressaltar que respeita a autonomia do parlamento baiano, o petista apontou que vê com preocupação a possibilidade de não ter renovação no comando da Mesa Diretora.
“A Assembleia tem autonomia e eu tenho que respeitar. Gosto muito da parceria com o presidente Adolfo Menezes. Ele é um bom parceiro, parceiro de todas as horas, [mas] acho preocupante o fato da não renovação”, disse Jerônimo, na manhã desta quarta-feira (20).
Na avaliação do governador, a democracia passa pela renovação dos quadros no comando dos Poderes. Entretanto, Jerônimo voltou a sinalizar que respeita a decisão dos deputados estaduais.
“A democracia passa pela renovação dos quadros. Mas se a Assembleia aprovou a PEC, é claro que eu tenho que compreender que é a demanda e o desejo de um Poder. E eu tenho que respeitar esse Poder”, afirmou o governador.
A PEC da Reeleição foi aprovada na tarde desta terça, com o voto favorável de 56 dos 63 deputados estaduais. Apenas dois parlamentares votaram contra a proposta. Adolfo, presidente da Casa, decidiu não votar. Outros quatro não compareceram ao plenário para votação.