A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), criticou a PEC da Blindagem — também chamada de PEC da Impunidade — e elogiou a mobilização popular que tomou as ruas do país no último domingo (21). A declaração foi dada nesta segunda-feira (22), durante entrevista ao Classe Política, no evento em que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou R$ 54 milhões em investimentos para o programa Corra pro Abraço, em Salvador.
“A população foi às ruas, no país inteiro, mostrando o não à anistia e mostrando o não também à PEC da blindagem. Eu reafirmo aqui: se eu fosse deputada federal, se eu fosse senadora, eu teria votado contra, porque acho que é um desrespeito à sociedade, é um desrespeito que o Congresso Nacional apresentou ao povo brasileiro”, afirmou.
A parlamentar também comentou o cenário político para 2026, marcado por uma disputa acirrada entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), segundo pesquisa divulgada recentemente.
“Eu não vi ainda a pesquisa, mas Jerônimo deve estar pipocando. Eu venho de uma maratona enorme nos municípios e, em todos eles, a gente viu uma frente estupenda de Jerônimo Rodrigues. Se essa pesquisa for verdadeira, com certeza o resultado foi muito positivo”, declarou.