Governo da Bahia lança política pública para erradicar analfabetismo até 2030, afirma Rowena Brito

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (27), durante sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a secretária estadual da Educação, Rowena Brito, destacou a nova política de alfabetização do estado, denominada Bahia Alfabetizada. A iniciativa, aprovada por unanimidade na ALBA, será sancionada nos próximos dias pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e busca garantir a alfabetização na idade certa, além de reduzir o número de jovens, adultos e idosos analfabetos. A declaração ocorreu durante a homenagem ao cardeal Dom Sérgio da Rocha, que recebeu o título de cidadão baiano na ALBA.

"A gente já diminuiu consideravelmente o número de pessoas analfabetas, mas esse é um esforço que precisa ser coletivo. O Estado sozinho não responde e não corresponde a resolver esse problema, os municípios também não. Por isso, estamos convocando a igreja, as famílias e a sociedade baiana", afirmou.

O programa Bahia Alfabetizada prevê apoio técnico, pedagógico e financeiro aos municípios, reforçando o compromisso do governo estadual com a educação. A iniciativa segue o modelo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, implementado pelo governo federal, e amplia a abrangência para atender também jovens e adultos.

Segundo Rowena Brito, a erradicação do analfabetismo até 2030 é uma meta ambiciosa, principalmente pelo desafio de trazer de volta à escola pessoas de 45 a 75 anos, público mais afetado pela falta de acesso à educação no passado.

"É uma dívida histórica. Muitas dessas pessoas, principalmente mulheres, não tiveram oportunidade de estudar por questões sociais. Agora, precisamos dividir essa responsabilidade e garantir que todos possam aprender a ler e escrever", ressaltou.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.