O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Rosemberg Pinto (PT), comemorou nesta quarta-feira (12) a aprovação do projeto de alfabetização proposto pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Em entrevista, o parlamentar destacou a importância da iniciativa para reduzir os altos índices de analfabetismo no estado.
“É uma alegria imensa. Eu, que ajudei a construir no governo de Jaques Wagner o programa TOPA, e que já trabalhei em um projeto semelhante na Petrobras, vejo que, em pleno século XXI, a Bahia não pode ter um número significativo de analfabetos. Isso depõe contra o nosso governo, contra o nosso país”, afirmou Rosemberg.
O deputado reconheceu que a situação tem raízes históricas, mas defendeu que, após quase duas décadas de governos do PT no estado, é hora de enfrentar o problema de forma definitiva. “Não podemos mais jogar responsabilidades para ninguém. Hoje o governador apresenta esse projeto, ele foi votado e nós vamos erradicar o analfabetismo na Bahia”, garantiu.
Além da aprovação do programa de alfabetização, a AL-BA também votou um requerimento de urgência para apreciar a reestruturação da Casa Civil do governo do estado. Segundo Rosemberg, essa mudança é essencial para garantir a implementação de grandes projetos estruturantes, como a Ponte Salvador-Itaparica e o VLT de Salvador.
O parlamentar agradeceu ao deputado Thiago Correia (PSDB), que dispensou formalidades para agilizar a tramitação do projeto de alfabetização. “Com isso, garantimos que, a partir de amanhã, o governador possa implementar o seu sonho de ter um estado com uma educação ascendente”, concluiu.