O deputado Penalva (PDT) apresentou uma indicação à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), propondo a criação de um Festival Gastronômico em Salvador. O objetivo, segundo o parlamentar, é que o evento ocorra em regiões específicas da cidade: o Subúrbio e Ilhas, a Cidade Baixa e Itapuã. A proposta, direcionada à Prefeitura Municipal de Salvador, “visa fortalecer a economia local, valorizar a cultura e o turismo dessas áreas”.
A indicação ressalta o potencial gastronômico e a identidade cultural de cada região. “O Festival busca ser uma plataforma para que pequenos empreendedores, chefs e cozinheiros locais apresentem a diversidade de seus sabores, com pratos que vão desde a tradicional moqueca e o acarajé até criações culinárias contemporâneas”, registrou o pedetista.
Segundo Penalva, a iniciativa pode gerar oportunidades de trabalho e renda, além de atrair tanto soteropolitanos quanto turistas. Para ele, “a realização do festival nessas três regiões estratégicas — o Subúrbio e Ilhas, conhecido por sua ligação com o mar; a Cidade Baixa, com sua rica história e vida portuária; e Itapuã, com seu ambiente praiano e boêmio — garante a valorização de circuitos turísticos para além dos pontos tradicionais da cidade”.