O deputado federal Hugo Motta, que é candidato à presidência da Câmara dos Deputados pelo Republicanos da Paraíba, manifestou sua preocupação em relação à proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa abolir a jornada de trabalho 6×1, que consiste em seis dias de trabalho seguidos por um dia de descanso. “Me preocupa muito, por exemplo, essa PEC agora recentemente apresentada, essa 6 por 1, onde se criou um verdadeiro movimento nas redes sociais a favor da PEC, que é um tema que nós temos e nós vamos discutir, mas não ouvindo apenas um lado. Nós temos de ouvir, também, quem emprega”, disse em almoço com empresários do setor produtivo em Brasília.
Motta deixou claro que sua posição não é nem a favor nem contra a iniciativa apresentada pela deputada Erika Hilton, do PSOL de São Paulo. “Não estou aqui dizendo que sou a favor ou contra. Estou dizendo que o Parlamento tem de, na sua maturidade, discutir esses temas e discutir respeitando quem pensa o contrário.” Durante uma reunião, Joaquim Passarinho, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, classificou a PEC como uma “bomba” que pode causar grandes repercussões no Congresso.
A deputada Erika Hilton, responsável pela proposta, está atualmente em busca de assinaturas para que a PEC possa ser protocolada. Até o momento, ela já conseguiu o apoio de 134 parlamentares, mas ainda precisa de mais 37 assinaturas para atingir o total necessário de 171.